ANÁLISE EMPREENDEDORA EMPRESARIAL: UM ESTUDO MULTI-CASOS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS PERTECENTES AO SUS.

Autores

  • Marina Mendes Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei.
  • Bezamat Souza Neto Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.5433/2316-5200.2013v2n2espp146

Palavras-chave:

Inovação empreendedora, SUS, Boas Práticas de Gestão

Resumo

O modelo de gestão das entidades públicas é culturalmente burocrático. Faz-se, portanto, importante incentivar o empreendedorismo no SUS. O  objetivo desse trabalho é, analisar dois modelos de gestão. Analisou-se duas instituições que receberam nomes fictícios de Alpha e Beta. Para a seleção dos casos foram considerados fatores como: acessibilidade, indicações de profissionais de saúde e usuários. Os aspectos comuns foram formação especializada dos principais gestores, remuneração satisfatória dos funcionários e autonomia setorial. Com a identificação dessas Boas Práticas de Gestão, podemos considerar que esses ambientes são favoráveis para ocorrer inovações empreendedoras quando comparados com entidades públicas tradicionalistas.

Biografia do Autor

Marina Mendes Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei.

Mestranda em Biotecnologia Universidade Federal de São João Del Rei-CCO.Bacharela em farmácia pela mesma instituição.

Bezamat Souza Neto, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), mestrado (1995) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em "Empreendedorismo à brasileira". Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei, Departamento- DECAC, São João Del-Rei, MG.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-07-26