Atividade citotóxica da digoxina em linhagens celulares derivadas de carcinomas espinocelulares bucais humanos

Autores

  • Priscila Oliveira de Lima Universidade Federal de São João Del Rei
  • Leandro Augusto de Oliveira Barbosa Universidade Federal de São João Del Rei
  • Fábio Vieira dos Santos Universidade Federal de São João Del Rei
  • Michele Conceição Pereira Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.5433/2316-5200.2013v2n2espp133

Palavras-chave:

digoxina, glicosídeo digitálico, carcinoma espinocelular bucal, citotoxicidade, ensaio de MTT.

Resumo

A digoxina consiste em um glicosídeo digitálico utilizado no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva e arritmia, entretanto sua atividade citotóxica contra células tumorais tem sido amplamente estudada. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito citotóxico da digoxina em linhagem celular derivada de carcinoma espinocelular bucal humano (SCC-25). Para tanto, utilizou-se o ensaio de MTT [3-(4,5 dimetiltiazol-2yl)-2-5-difenil-2H tetrazolato de bromo]. As células foram incubadas com diferentes concentrações de digoxina (0,01uM a 1,5uM) por 24 e 48 horas. A viabilidade da linhagem SCC-25 diminuiu significativamente nas concentrações acima de 1,0µM e de 0,25µM de digoxina, após 24 e 48 horas de incubação, respectivamente. Baseando-se nos resultados obtidos, concluiu-se que a digoxina apresentou atividade citotóxica contra a linhagem celular SCC-25.

Biografia do Autor

Priscila Oliveira de Lima, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduanda em Bioquímica Integral pela Universidade Federal de São João Del-Rei, aluna de iniciação científica orientada pela Profª Drª Michele Conceição Pereira. Possui experiência na área de biologia molecular e biologia celular, trabalhando com clonagem, expressão de proteína recombinante e cultura de células.

Leandro Augusto de Oliveira Barbosa, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Farmácia Habilitação Em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em oncologia e hematologia. É coordenador da Pós-gradução de Ciências Farmacêuticas (mestrado).

Fábio Vieira dos Santos, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2001), Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Análises Clínicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese, empregando ensaios in vivo e in vitro para detecção de alterações no material de genético de diferentes organismos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São João del Rei, campus Divinópolis, sendo docente do núcleo permanente do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde dessa Instituição.

Michele Conceição Pereira, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (1998-2001), mestrado em Estomatopatologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (2002-2004) e doutorado em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (2005-2008). Tem experiência nas áreas de Patologia Bucal e Geral. Atualmente é professora adjunta (nível III) da Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Centro-Oeste.

Downloads

Publicado

2013-07-25