Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 Estudos sociais para crianças numa democracia: prescrições didáticas para o ensino de história sob o prisma norte-americano Resumo  PDF
Elisiane da Silva Soares, Eliana Rela
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Manuais de Didática da História: contribuições para entender suas especificidades Resumo  PDF
Osvaldo Rodrigues Junior, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 O conceito da Ditadura: conceitos de estudantes chilenos educação para os media Resumo  PDF (Español (España))
Gabriela Alejandra Vásquez Leyton, María Sánchez Agustí
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 O “legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras Resumo  PDF
Renilson Rosa Ribeiro, Halferd Carlos Ribeiro Júnior, Mairon Escorsi Valério
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Esquerda ou direita? Professores, opção política e didática da história Resumo  PDF
Caroline Pacievitch, Luis Fernando Cerri
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias O discurso histórico presente no livro didático: uma abordagem ideológica e historiográfica Resumo  PDF
Natalia Aparecida Tiezzi Martins dos Santos, Dolores Pereira Ribeiro Coutinho
 
v. 7, n. 14 (2014): Histórias e Antropologias dos Patrimônios Culturais Pensamento histórico de jovens sobre “gênero” a partir da revista Capricho (2005-2006) Resumo  PDF
Flavia Mantovani
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história Resumo  PDF
Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar Resumo  PDF
Natalia Germano Gejão
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula Resumo  PDF
Glória Solé, Nayra Llonch
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 História, livro didático e formação docente: produção, limites e possibilidades Resumo  PDF
Erinaldo Vicente Cavalcanti
 
v. 7, n. 14 (2014): Histórias e Antropologias dos Patrimônios Culturais Narrativas de Professores de História em Londrina-Paraná: seus saberes e práticas. Resumo  PDF
Eline Andréa Dornelas
 
Vol. 1, n. 2, jul./dez. 2008 - Dossiê: Intolerâncias Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio  PDF
Regina Célia Alegro
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais Resumo  PDF
Tiago Costa Sanches
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 História difícil e etnocentrismo: o ensino de história e o genocídio de Ruanda na web Resumo  PDF
Danilo Ferreira da Fonseca, Geyso Dongley Germinari
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Didática e História Escolar: Dimensões Disciplinares e Culturais Resumo  PDF
Maria Aparecida Leopoldino
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 História e Ensino de História das Ditaduras no Brasil e na Argentina Resumo  PDF
Juliana Pirola Balestra
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 Federalização da Universidade do Paraná: a voz dissonante de Plínio Tourinho Resumo  PDF
Névio de Campos, Eliezer Felix de Souza
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 Populismo, mídia educacional e escolas em tempos de crise Resumo  PDF
Christoph Kohl
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Modelo de educação histórica e formação docente Resumo  PDF (Español (España))
Gerardo Daniel Mora Hernández, Rosa Ortiz Paz
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento O Conjunto fotográfico no ensino de História: algumas possibilidades de abordagem com a imigração polonesa Resumo  PDF
Jonathan Oliveira Molar
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Escola e conhecimento de História e Geografia: uma disciplina acadêmica e a educação das sensibilidades. Resumo  PDF
Maria Carolina Bovério Galzerani
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Ensino de História e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos: notas investigativas Resumo  PDF
Wilian Junior Bonete
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Representações de História em Jovens da Escola Básica e da Universidade: um estudo sobre pensamento histórico e identidade Resumo  PDF
Márcia Elisa Teté Ramos, Ronaldo Cardoso Alves
 
v. 12, n. 23 (2019): Revistas Culturales de iberoamérica A elaboração do Atlas Histórico Escolar do MEC. Entrevista com a historiadora Miridan Britto Falci. Resumo  PDF
Renato Amado Peixoto
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Os saberes da história: elementos para um currículo escolar contemporâneo Resumo  PDF
Ricardo de Aguiar Pacheco
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento Incursões de Clio na Terceira Margem do Ocidente: experiências de pesquisa sobre o ensino de história do Oriente em uma escola pública de Campina Grande -PB Resumo  PDF
Catarina de Oliveira Buriti, José Otávio Aguiar
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento As sociedades indígenas, a história e a escola Resumo  PDF
Maria Cristina Bohn Martins
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento O ensino de história na revista Nova Escola (1986-2002): cultura midiática, currículo e ação docente  PDF
Márcia Elisa Teté Ramos
 
v. 10, n. 20 (2017): Dossie - Cultura Intelectual e Cultura Material (séculos XVII-XIX) D. Alexandre de Sousa e Holstein e a cultura lusitana numa Roma em ebulição (1790-1803) Resumo  PDF
Francisco Almeida Dias
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias A construção do pensar histórico: questões da formação histórica no Ensino Resumo  PDF
Claudia Moraes de Souza
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Mil horas para quê? A prática como componente curricular na Licenciatura em História Resumo  PDF
Álvaro Pereira do Nascimento
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil Resumo  PDF
Crislane Barbosa Azevedo, Maria Inês Sucupira Stamatto
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias A Escravidão em sala de aula: a desvitimização de cativos como humanização das populações de origem africana Resumo  PDF
Willian Robson Soares Lucindo
 
v. 8, n. 15 (2015): 50 anos de golpe: arte, cultura e poder Outros lugares do “fazer e ensinar História”: uma leitura sobre os impressos do MST na transição democrática Resumo  PDF
Fernando Perli
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento Possibilidades e limites na construção do conhecimento histórico em conexão com o mundo virtual.  PDF
Cyntia Simioni França
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Pensando a paz entre as guerras: o lugar do ensino de história nas relações exteriores Resumo  Sem título ()  PDF
Juçara Luzia Leite
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento Entre fatos e artefatos: literatura e ensino de História nos encontros acadêmicos nacionais (1979-2007)  PDF
Ademar Firmino dos Santos
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Jogos digitais e outras metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por adolescentes Resumo  PDF
Cristiani Bereta da Silva
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento O historiador, o ensino de História e seu tempo (Notas sobre a problemática da Ditadura no Brasil – 1964/1985) Resumo  PDF
Marcos Silva
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino O uso de fontes em sala de aula: a obra de Maria Firmina dos Reis (1859) como mediadora no estudo da escravidão negra no Brasil Resumo  PDF
Janaína Santos Correia
 
Vol. 3, n. 5, jan./jun. 2010 - Dossiê: Manifestações Culturais. Perspectivas da Diversidade O museu e a escola: memórias e histórias em uma cidade de formação recente  PDF
Gilberto Hildebrando
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Gênero, Sexualidade e Ensino de História nas vozes de adolescentes Resumo  PDF
Luana Pagano Peres Molina
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Entre Paulas, Martas, Pedros, Anas... para entender as complexas relações sujeitos/saberes no contexto da aprendizagem histórica Resumo  PDF
Flávia Eloisa Caimi, Sandra Regina Ferreira de Oliveira
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Itinerários do livro didático como objeto central no ensino de História Resumo  PDF
Jeferson Rodrigo da Silva
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Pensar bem através da assimilação e contextualização de conceitos: uma proposta para o ensino de história na atualidade Resumo  PDF
André Wagner Rodrigues
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento O uso da imagem no ensino médio: uma avaliação sobre essa contribuição para a aprendizagem dos conteúdos em História  PDF
Érica Ramos Moimaz
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia Sentidos do passado no museu: concordância e dissonância de vozes Resumo  PDF
Lana Mara Castro Siman, Edson Nascimento Campos, João Carlos de Andrade
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino O Ensino de História no século XXI: a perspectiva dos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) em relação às Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História (DCEs) Resumo  PDF
Maria Paula Costa
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico: a canção como mediador Resumo  PDF
Érica da Silva Xavier
 
Vol. 5, n. 9, jan./jun. 2012 - Dossiê: Humor Gráfico A Canção como Mediação nos Livros Didáticos de História na Coleção História e Vida Integrada de Nelson e Claudino Piletti (1997-2007 Resumo  PDF
Érica da Silva Xavier
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia Limites, escolhas e expectativas: horizontes metodológicos para análise dos livros didáticos de História Resumo  PDF
Jean Carlos Moreno
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz Resumo  PDF
Kátia Maria Abud
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia O estudante de Ensino Médio nas comunidades virtuais “eu amo história” e “eu odeio história” e uma questão antiga: para quê serve a história? Resumo  PDF
Márcia Elisa Teté Ramos
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia O lugar a cultura política do aluno do Ensino Médio Resumo  PDF
Denilson Roberto Schena
 
Vol. 5, n. 9, jan./jun. 2012 - Dossiê: Humor Gráfico A burguesia enquadrada: Mafalda e sua turma criticam elementos da sociedade burguesa (a naturalização das diferenças, a desumanização e a competição) na aula de História Resumo  PDF
Carlos Eduardo Rebuá Oliveira
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia O conceito de passado e sua significância histórica para professores de história e os livros didáticos recebidos no PNLEM Resumo  PDF
Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia Conceito substantivo escravidão africana no Brasil: uso e apropriações das narrativas do manual didático pelos alunos e professora Resumo  PDF
Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd
 
1 a 58 de 58 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"