Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Manuais de Didática da História: contribuições para entender suas especificidades Resumo  PDF
Osvaldo Rodrigues Junior, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 Estudos sociais para crianças numa democracia: prescrições didáticas para o ensino de história sob o prisma norte-americano Resumo  PDF
Elisiane da Silva Soares, Eliana Rela
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 O conceito da Ditadura: conceitos de estudantes chilenos educação para os media Resumo  PDF (Español (España))
Gabriela Alejandra Vásquez Leyton, María Sánchez Agustí
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 O “legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras Resumo  PDF
Renilson Rosa Ribeiro, Halferd Carlos Ribeiro Júnior, Mairon Escorsi Valério
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Esquerda ou direita? Professores, opção política e didática da história Resumo  PDF
Caroline Pacievitch, Luis Fernando Cerri
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias O discurso histórico presente no livro didático: uma abordagem ideológica e historiográfica Resumo  PDF
Natalia Aparecida Tiezzi Martins dos Santos, Dolores Pereira Ribeiro Coutinho
 
v. 7, n. 14 (2014): Histórias e Antropologias dos Patrimônios Culturais Pensamento histórico de jovens sobre “gênero” a partir da revista Capricho (2005-2006) Resumo  PDF
Flavia Mantovani
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula Resumo  PDF
Glória Solé, Nayra Llonch
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história Resumo  PDF
Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar Resumo  PDF
Natalia Germano Gejão
 
v. 7, n. 14 (2014): Histórias e Antropologias dos Patrimônios Culturais Narrativas de Professores de História em Londrina-Paraná: seus saberes e práticas. Resumo  PDF
Eline Andréa Dornelas
 
Vol. 1, n. 2, jul./dez. 2008 - Dossiê: Intolerâncias Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio  PDF
Regina Célia Alegro
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 História, livro didático e formação docente: produção, limites e possibilidades Resumo  PDF
Erinaldo Vicente Cavalcanti
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 Populismo, mídia educacional e escolas em tempos de crise Resumo  PDF
Christoph Kohl
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais Resumo  PDF
Tiago Costa Sanches
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 História difícil e etnocentrismo: o ensino de história e o genocídio de Ruanda na web Resumo  PDF
Danilo Ferreira da Fonseca, Geyso Dongley Germinari
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 História e Ensino de História das Ditaduras no Brasil e na Argentina Resumo  PDF
Juliana Pirola Balestra
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Didática e História Escolar: Dimensões Disciplinares e Culturais Resumo  PDF
Maria Aparecida Leopoldino
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento O Conjunto fotográfico no ensino de História: algumas possibilidades de abordagem com a imigração polonesa Resumo  PDF
Jonathan Oliveira Molar
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 Federalização da Universidade do Paraná: a voz dissonante de Plínio Tourinho Resumo  PDF
Névio de Campos, Eliezer Felix de Souza
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Modelo de educação histórica e formação docente Resumo  PDF (Español (España))
Gerardo Daniel Mora Hernández, Rosa Ortiz Paz
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Representações de História em Jovens da Escola Básica e da Universidade: um estudo sobre pensamento histórico e identidade Resumo  PDF
Márcia Elisa Teté Ramos, Ronaldo Cardoso Alves
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento O ensino de história na revista Nova Escola (1986-2002): cultura midiática, currículo e ação docente  PDF
Márcia Elisa Teté Ramos
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Ensino de História e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos: notas investigativas Resumo  PDF
Wilian Junior Bonete
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Escola e conhecimento de História e Geografia: uma disciplina acadêmica e a educação das sensibilidades. Resumo  PDF
Maria Carolina Bovério Galzerani
 
v. 12, n. 23 (2019): Revistas Culturales de iberoamérica A elaboração do Atlas Histórico Escolar do MEC. Entrevista com a historiadora Miridan Britto Falci. Resumo  PDF
Renato Amado Peixoto
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Os saberes da história: elementos para um currículo escolar contemporâneo Resumo  PDF
Ricardo de Aguiar Pacheco
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias A construção do pensar histórico: questões da formação histórica no Ensino Resumo  PDF
Claudia Moraes Souza
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento Incursões de Clio na Terceira Margem do Ocidente: experiências de pesquisa sobre o ensino de história do Oriente em uma escola pública de Campina Grande -PB Resumo  PDF
Catarina de Oliveira Buriti, José Otávio Aguiar
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento As sociedades indígenas, a história e a escola Resumo  PDF
Maria Cristina Bohn Martins
 
v. 10, n. 20 (2017): Dossie - Cultura Intelectual e Cultura Material (séculos XVII-XIX) D. Alexandre de Sousa e Holstein e a cultura lusitana numa Roma em ebulição (1790-1803) Resumo  PDF
Francisco Almeida Dias
 
v. 8, n. 15 (2015): 50 anos de golpe: arte, cultura e poder Outros lugares do “fazer e ensinar História”: uma leitura sobre os impressos do MST na transição democrática Resumo  PDF
Fernando Perli
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Pensando a paz entre as guerras: o lugar do ensino de história nas relações exteriores Resumo  Sem título ()  PDF
Juçara Luzia Leite
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento Entre fatos e artefatos: literatura e ensino de História nos encontros acadêmicos nacionais (1979-2007)  PDF
Ademar Firmino dos Santos
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento O historiador, o ensino de História e seu tempo (Notas sobre a problemática da Ditadura no Brasil – 1964/1985) Resumo  PDF
Marcos Silva
 
Vol. 3, n. 5, jan./jun. 2010 - Dossiê: Manifestações Culturais. Perspectivas da Diversidade O museu e a escola: memórias e histórias em uma cidade de formação recente  PDF
Gilberto Hildebrando
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil Resumo  PDF
Crislane Barbosa Azevedo, Maria Inês Sucupira Stamatto
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias A Escravidão em sala de aula: a desvitimização de cativos como humanização das populações de origem africana Resumo  PDF
Willian Robson Soares Lucindo
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Mil horas para quê? A prática como componente curricular na Licenciatura em História Resumo  PDF
Álvaro Pereira do Nascimento
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento A construção do conhecimento histórico escolar através do uso do computador  PDF
Cyntia Simioni França
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Pensar bem através da assimilação e contextualização de conceitos: uma proposta para o ensino de história na atualidade Resumo  PDF
André Wagner Rodrigues
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento O uso da imagem no ensino médio: uma avaliação sobre essa contribuição para a aprendizagem dos conteúdos em História  PDF
Érica Ramos Moimaz
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Jogos digitais e outras metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por adolescentes Resumo  PDF
Cristiani Bereta Silva
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico: a canção como mediador Resumo  PDF
Érica da Silva Xavier
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino O uso de fontes em sala de aula: a obra de Maria Firmina dos Reis (1859) como mediadora no estudo da escravidão negra no Brasil Resumo  PDF
Janaína Santos Correia
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Gênero, Sexualidade e Ensino de História nas vozes de adolescentes Resumo  PDF
Luana Pagano Peres Molina
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Entre Paulas, Martas, Pedros, Anas... para entender as complexas relações sujeitos/saberes no contexto da aprendizagem histórica Resumo  PDF
Flávia Eloisa Caimi, Sandra Regina Ferreira Oliveira
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Itinerários do livro didático como objeto central no ensino de História Resumo  PDF
Jeferson Rodrigo da Silva
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino O Ensino de História no século XXI: a perspectiva dos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) em relação às Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História (DCEs) Resumo  PDF
Maria Paula Costa
 
1 a 49 de 49 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"