Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 13, n. 25 (2020): v13-n25 “Tais livros não são e nem podiam ser da suplicante”: concepções acerca das mulheres e o mundo da escrita nas Minas colonial Resumo  PDF
Kelly Lislie Julio
 
v. 13, n. 25 (2020): v13-n25 Cultura e educação nos impérios ibéricos: pesquisa, teoria, experiência Resumo  PDF
Antonio Cesar de Almeida Santos, Cláudio Luiz Denipoti, Thaïs Nivia de Lima e Fonseca
 
v. 12, n. 24 (2019): V. 12, n. 24 (2019) - Dossiê: Francisco e o franciscanismo “[...] Que o estudo não extinga o espírito da santa oração e devoção”: reflexões sobre a educação na Ordem dos Frades Menores a partir das primeiras hagiografias em prosa sobre Antônio de Pádua Resumo  PDF
Victor Mariano Camacho, Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva
 
v. 13, n. 25 (2020): v13-n25 Semelhanças e diferenças entre conventos e recolhimentos femininos da América Portuguesa Resumo  PDF
Ana Cristina Pereira Lage
 
v. 13, n. 25 (2020): v13-n25 Educação e modernização do Sertão – município, escola, cidade Resumo  PDF
Justino Magalhães
 
Vol. 2, n. 4, jul./dez. 2009 - Dossiê: História e Defesa "E no final ninguém é vencedor": a mobilização de conhecimento histórico na resolução de situações de conflito. Ideias de jovens portugueses sobre paz e guerra Resumo  PDF
Claudia Marques Amaral
 
Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento Entre a fé e o fruto do conhecimento: o ensino religioso no Colégio Progresso Campineiro, Campinas-SP (1900-1937) Resumo  PDF
Priscila Kaufmann Corrêa
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Ideias De Jovens Do Ensino Médio Sobre História: Um Estudo na Perspectiva da Educação Histórica Resumo  PDF
Geyso Dongley Germinari
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 O “legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras Resumo  PDF
Renilson Rosa Ribeiro, Halferd Carlos Ribeiro Júnior, Mairon Escorsi Valério
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 Estudos sociais para crianças numa democracia: prescrições didáticas para o ensino de história sob o prisma norte-americano Resumo  PDF
Elisiane da Silva Soares, Eliana Rela
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da História Resumo  PDF
Tiago Cardoso, Glória Santos Solé
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula Resumo  PDF
Glória Solé, Nayra Llonch
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 O Passado e a História Difícil para o Ensino e Aprendizagem da História Resumo  PDF
Rita de Cassia Gonçalves
 
Vol. 4, n. 7, jan./jun. 2011 - Dossiê : Diálogo Europa América. Passado e Presente A problematização dos saberes de gênero no ambiente escolar: uma proposta de intervenção à formação docente Resumo  PDF
Fabiane Freire França, Geiva Carolina Calsa
 
v. 11, n. 22 (2018): v.11, n.22, jul/dez 2018 Charlie Hebdo: Consciência histórica sobre intolerância religiosa de estudantes de Goiânia Resumo  PDF
Maria da Conceição Silva, Enelice Milhomem Jacobina Teixeira
 
v. 10, n. 20 (2017): Dossie - Cultura Intelectual e Cultura Material (séculos XVII-XIX) Aprender na clausura: a aula pública do recolhimento da Caridade de Braga, no século XVIII Resumo  PDF
Maria Marta Lobo de Araújo
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil Resumo  PDF
Crislane Barbosa Azevedo, Maria Inês Sucupira Stamatto
 
v. 8, n. 15 (2015): 50 anos de golpe: arte, cultura e poder Outros lugares do “fazer e ensinar História”: uma leitura sobre os impressos do MST na transição democrática Resumo  PDF
Fernando Perli
 
v. 8, n. 15 (2015): 50 anos de golpe: arte, cultura e poder A intervenção de intelectuais na reforma educacional do governo militar: discursos e práticas nas escolas municipais de Curitiba Resumo  PDF
Iêda Viana
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Escola e conhecimento de História e Geografia: uma disciplina acadêmica e a educação das sensibilidades. Resumo  PDF
Maria Carolina Bovério Galzerani
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais Resumo  PDF
Tiago Costa Sanches
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Ensino de História e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos: notas investigativas Resumo  PDF
Wilian Junior Bonete
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Didática e História Escolar: Dimensões Disciplinares e Culturais Resumo  PDF
Maria Aparecida Leopoldino
 
v. 9, n. 18 (2016): v. 9 , n. 18 Modelo de educação histórica e formação docente Resumo  PDF (Español (España))
Gerardo Daniel Mora Hernández, Rosa Ortiz Paz
 
Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias A importância da temática de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas Resumo  PDF
Juliana Souza Krauss, Julio César da Rosa
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino Entre Paulas, Martas, Pedros, Anas... para entender as complexas relações sujeitos/saberes no contexto da aprendizagem histórica Resumo  PDF
Flávia Eloisa Caimi, Sandra Regina Ferreira de Oliveira
 
v. 13, n. 26 (2020): Dossiê "Medievalismo(s), neomedievalismo e recepção da Idade Média em períodos pós-medievais" Passados-Presentes e o Ensino de História: Recepções, Releituras e Reapropriações de fontes históricas dentro e fora da sala de aula Resumo  PDF
Elton O. S. Medeiros
 
v. 6, n. 12 (2013): Jul./Dez. Dossiê História e Ensino O Ensino de História no século XXI: a perspectiva dos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná (PDE) em relação às Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História (DCEs) Resumo  PDF
Maria Paula Costa
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia Sentidos do passado no museu: concordância e dissonância de vozes Resumo  PDF
Lana Mara Castro Siman, Edson Nascimento Campos, João Carlos de Andrade
 
Vol. 4, n. 7, jan./jun. 2011 - Dossiê : Diálogo Europa América. Passado e Presente História da cidade, consciência histórica e jovens escolarizados: o caso de Curitiba Resumo  PDF
Geyso Germinari
 
Vol. 2, n. 4, jul./dez. 2009 - Dossiê: História e Defesa Pequenos soldados do Fascismo: a educação militar durante o governo de Mussolini Resumo  PDF
Cristina Souza da Rosa
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia Isabel Barca: caminhos trilhados pela Educação Histórica Resumo  PDF
Nucia Alexandra Silva de Oliveira
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia A transferência da família real portuguesa para o Brasil: explicação histórica em estudantes brasileiros e portugueses Resumo  PDF
Ronaldo Cardoso Alves
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia O lugar a cultura política do aluno do Ensino Médio Resumo  PDF
Denilson Roberto Schena
 
Vol. 5, n. 10, jul./dez. 2012 - Dossiê: Educação Histórica, Teoria da História e Historiografia Conceito substantivo escravidão africana no Brasil: uso e apropriações das narrativas do manual didático pelos alunos e professora Resumo  PDF
Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd
 
1 a 35 de 35 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"