Um inventário de fontes: as estampas e as artes mineiras entre os séculos XVIII-XIX

Autores

  • Pedro Queirós Leite Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Ataíde, Aleijadinho, Estampas como modelos

Resumo

O objetivo de nossa pesquisa foi procurar identificar possíveis modelos para a pintura e, eventualmente, a talha e a escultura mineiras do período compreendido entre as últimas décadas do século XVIII e as primeiras do século XIX, momento máximo da produção rococó naquela capitania e, posteriormente, província. Através de levantamentos realizados em fundos arquivísticos de Ouro Preto, Mariana e do Colégio do Caraça, em Santa Bárbara, tivemos acessos a diversos livros com estampas e demais ornamentações, imagens estas que, conforme estudos já realizados, comporiam o acervo imagético disponível aos comitentes de obras de artes e aos artistas atuantes naquele espaço geográfico e recorte temporal. E, em vista disto, acreditamos ter chegado a interessantes resultados quer no sentido de conhecer as influências artísticas exercidas naquele meio e período, portuguesas e transpirenaicas, quer, quanto as maneiras como elas se davam, quer ainda quanto ao efetivo emprego de estampas como modelos para a pintura e a escultura locais. E, finalmente, por procurarmos apresentar hipóteses, em nosso julgamento, sustentáveis, de específicos modelos utilizados por Manuel da Costa Ataíde (1762-1830) e Antônio Francisco Lisboa (1730-1814), o Aleijadinho, para a realização de algumas de suas obras.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Queirós Leite, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

LEITE, Pedro Queiroz. Um inventário de fontes: as estampas e as artes mineiras entre os séculos XVIII-XIX. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2010.

Downloads

Publicado

06-02-2011

Como Citar

LEITE, P. Q. Um inventário de fontes: as estampas e as artes mineiras entre os séculos XVIII-XIX. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 1187–1188, 2011. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/7938. Acesso em: 28 mar. 2024.