Parque Municipal Arthur Thomas em Londrina–PR: conflitos políticos e socioambientais em um território de diversidade (1975-2009)

Autores

  • Carlos Roberto Ballarotti Univeridade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

História ambiental, Parque urbano, Unidade de conservação

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho é a constituição histórica e natural do Parque Municipal Arthur Thomas, localizado na região sul da cidade de Londrina no Paraná. Considerado pela legislação brasileira como uma Unidade de Conservação Ambiental, o parque apresenta vários aspectos que foram pesquisados, tais como a sua história, a legislação referente à sua criação e também os conflitos e relações existentes no local que expressam um conjunto de forças político-sociais em tensão que gestam este espaço. Desta forma, procuramos entender as relações dos indivíduos com a natureza dentro de um centro urbano. Para tal tarefa, demonstramos a dinâmica de expansão da cidade de Londrina e a necessidade da preservação de suas áreas verdes, simbolizadas aqui por um parque urbano. A metodologia proposta para este trabalho compreende a ação humana como criadora e transformadora do ambiente e podemos entendê-la por intermédio de um levantamento e análise da documentação do parque, além da participação da comunidade do seu entorno por meio de questionários. Privilegiamos nesta análise as várias formas de apropriação e as dificuldades enfrentadas por uma pequena área verde localizada dentro dos limites de um centro urbano, sendo que a pressão exercida pela cidade afeta direta e indiretamente a diversidade que sobrevive dentro do parque e também influi no cotidiano da população limítrofe.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Roberto Ballarotti, Univeridade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BALLAROTTI, Carlos Roberto. Parque Municipal Arthur Thomas em Londrina–PR: conflitos políticos e socioambientais em um território de diversidade (1975-2009). 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2010.

Downloads

Publicado

05-02-2011

Como Citar

BALLAROTTI, C. R. Parque Municipal Arthur Thomas em Londrina–PR: conflitos políticos e socioambientais em um território de diversidade (1975-2009). Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 1179–1180, 2011. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/7933. Acesso em: 18 abr. 2024.