A importância da temática de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas

Autores

  • Juliana Souza Krauss Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Julio César da Rosa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p857

Palavras-chave:

Relações interétnicas, Educação, Lei 10.639/03, Discriminação, Prática docente

Resumo

O presente artigo visa discutir a importância e indispensabilidade da Lei 10.639/2003 dando ênfase ao papel desempenhado pelas populações de origem africana na construção da história do Brasil, bem como as circunstâncias que levaram a criação da referida Lei. Também são analisados como se estabelecem as relações interétnicas no contexto escolar, as manifestações de discriminação no ambiente escolar cometidas tanto por alunos(as), professores(as), diretores(as), etc; a maneira como os docentes e a escola devem lidar com o racismo e com o preconceito, trata brevemente sobre a questão da educação quilombola; e a aplicação da Lei tanto por parte do educador como da escola, apontando caminhos a serem trilhados por parte dos educadores através da resignificação dos conceitos de algumas palavras utilizadas no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Juliana Souza Krauss, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestranda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Julio César da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando em História da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

08-02-2011

Como Citar

KRAUSS, J. S.; ROSA, J. C. da. A importância da temática de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 857–878, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p857. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4572. Acesso em: 19 abr. 2024.