Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil

Crislane Barbosa Azevedo, Maria Inês Sucupira Stamatto

Resumo


Este artigo explicita características de diferentes correntes de pensamento pedagógico e historiográfico, relacionando-as ao ensino de História. Infere-se que o conhecimento sobre docência em História altera-se a partir do quadro teórico-metodológico adotado. Assim, proporcionar a compreensão de diversas concepções de Educação e de História permitiria a re-significação de objetivos de aprendizagem a serem alcançados pelos alunos e de práticas didático-pedagógicas em sala de aula. Diante de problemas no ensino de História, acredita-se que o professor ao dominar diferentes concepções pedagógicas e históricas pode melhor definir e decidir sobre o tipo de conhecimento que trabalhará em sala de aula atendendo às especificidades de seu público escolar.

 



Palavras-chave


Ensino de História; Historiografia; Teorias pedagógicas; Educação Básica; Processo ensino-aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p703



Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356

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