História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história

Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo

Resumo


Este texto inscreve-se no debate que atualmente tem-se realizado em torno da história local como proposta para o ensino de História no Ensino Fundamental. Nesse sentido, apontou que, embora tal perspectiva seja importante para romper com a história tradicional, carece de estudos acadêmicos mais especificamente voltados para esse “tipo” ou “abordagem” da escrita da história. Tendo por hipótese essa afirmação, indicou ser relevante a elaboração de problemas que procurem relacionar história, historiografia e ensino escolar, com o objetivo de perceber em que medida as revisões teóricas e metodológicas, realizadas por uma significativa gama de historiadores contemporaneamente, têm permitido repensar conceitos de tempo, espaço, objetos e escalas de análises que possam servir de base para pensar a história local em termos teóricos e metodológicos. Nessa procura, sinalizou positivamente para as contribuições que a nova história urbana pode oferecer nesse momento, destacando os esforços do historiador francês Bernard Lepetit.


Palavras-chave


História Local, Ensino de História, Metodologia do Ensino de História

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p743



Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356

antiteses@uel.br

CNPQ PPG-HS DORA OJS