O instrumentalismo de Dewey e a educação para os direitos humanos (EDH). Uma proposta pedagógica para enfrentar o problema da violência escolar a partir da noção de experiência educativa

Autores

  • Mónica Beatriz Fernández Universidad Nacional de Quilmes - UNQ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p795

Palavras-chave:

Instrumentalismo, Hermenéutica, Dewey, Heidegger, Experiencia educativa, Violencia escolar, Aprender a viver juntos

Resumo

O trabalho visa proporcionar reflexões sobre possíveis intervenções pedagógicas relacionadas à problematização do conflito. É uma potencial estratégia didática para enfrentar o problema da convivência escolar, a fim de criar ambientes de reflexão sobre as agressões à dignidade geradas por atitudes violentas. Apresenta-se uma atividade prática que parte da utilização de mitos gregos e lendas indígenas como elemento disparador do debate que permite contribuir, a partir da reflexão conjunta, um meio para vislumbrar o respeito por si e pelo outro, com o cunho de enfatizar um dos pilares da educação para o século XXI: “aprender a conviver”. Em suma, buscamos deliberar sobre atividades em sala de aula que promovam a compreensão de conceitos como: igualdade, respeito, não discriminação, liberdade, solidariedade, resolução pacífica de conflitos, participação, etc.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mónica Beatriz Fernández, Universidad Nacional de Quilmes - UNQ

Doutoranda em Filosofia pela Universidad Nacional de Lanús (UNLa). Professora Pesquisadora da Universidad Nacional de Quilmes (UNQ) Argentina.

Referências

BERTORELLO, Adrian. Metafísica. Segundo trimestre. Doctorado en Filosofía UNLa. Buenos Aires, 2008. Apuntes de clase

CARPIO, Adolfo. Principios de filosofía. Una introducción a su problemática. Buenos Aires: Glauco, 1995.

DEWEY, John. Experiencia y educación. Edición de Javier Sáenz Obregón. Madrid: Biblioteca Nueva, 2004.

DEWEY, John. La miseria de la epistemología. Ensayos de pragmatismo. Editado por Angel Manuel Faerna. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000.

DEWEY, John. La reconstrucción de la filosofía. Barcelona: Planeta-Agostini, 1986. cap. 4.

FENÁNDEZ, Mónica. Educación y derechos humanos en la universidad. Uma propuesta de marco conceptual”. In: JORNADAS INTERNACIONALES INTERDISCIPLINARIAS “Ciudadanía, democracia y ética pública”, 12., 2007, Río Cuarto. Actas[...]. Rio Cuarto, Argentina: Fundación ICALA, 2007. p. 554-558.

GALEANO, Eduardo. Versión de un mito antiguo. In: GALEANO, Eduardo. Memorias del fuego I. Los nacimientos. Buenos Aires: Catálogos, 1997.

GARCA BELSUNCE, Eduardo. Inammanuel Kant. El nico argumento posible para una demostración de la existencia de Dios. Buenos Aires: Prometeo libros, 2004.

GARCA SUAREZ, Alfonso et al. Aristóteles Categorías de Interpretatione. Porfirio Isagoge. Buenos Aires: Tecnos, 2001.

GRAVES, Robert. Las cinco edades de la humanidad. In: GRAVES, Robert. Los mitos griegos. Madrid: Alianza, 1995.

HEIDEGGER, Martin. ¿Que es metafísica?. Ser, verdad y fundamentos. Ensayos. Buenos Aires: Ediciones siglo XX, 2004.

KALPOKAS, Daniel. Gnoseología. Primer Trimestre. Doctorado en Filosofía UNLa. Buenos Aires, 2008. Apuntes de clase

PALERMO, Alejandro. “Odisea” selección de pasajes. Buenos Aires: Editorial Angel Estrada, 2003.

Downloads

Publicado

03-02-2011

Como Citar

FERNÁNDEZ, M. B. O instrumentalismo de Dewey e a educação para os direitos humanos (EDH). Uma proposta pedagógica para enfrentar o problema da violência escolar a partir da noção de experiência educativa. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 795–821, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p795. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4200. Acesso em: 29 mar. 2024.