Entre a escrita da história e a narratividade da cultura visual: a fotografia

Autores

  • Fabrício Antônio Antunes Soares Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Fátima Moura Ferreira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n26p525

Resumo

Escrito a quatro mãos, o artigo Entre a escrita da história e a narratividade da cultura visual: a fotografia explora e discute questões e perplexidades da história como narrativa interceptada pelo uso crescente da imagem fotográfica no âmbito dos estudos históricos contemporâneos, dentro dos desenvolvimentos observados na história da cultura visual. O diálogo tecido entre um historiador da Teoria da História e uma historiadora Contemporânea dá lugar a uma reflexão sobre as potencialidades do estudo da visualidade entre o universo das práticas historiográficas e o horizonte da escrita da história como narrativa. O artigo é assumido  explicitamente como um estudo parcelar e provisório centrado na problematização de alguns temas e de oportunidades de abordagem abertas pela relação dialógica preconizada em termos teórico-metodológicos e documentais, pelos autores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabrício Antônio Antunes Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com estágio doutoral na Universidade Livre de Berlim (FU-Berlin). Pesquisador associado da Rede Latino-Americana SARS-CoV2, Poder e Sociedade, do Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, FLACSO/Brasil.

Fátima Moura Ferreira, Universidade do Minho

Professora do Departamento de História da Universidade do Minho e investigadora do Laboratório de Património, Paisagem e Território (LAB2PT) da Universidade do Minho, Grupo Space and Representation (SpaceR).

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).

BELTING, Hans. Faces. Une Histoire du visage. Paris: Gallimard, 2017.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica. In: BENJAMIN, Walter. A modernidade. Lisboa: Relógio de Água, 2006a, p. 207-241.

BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia. In: BENJAMIN, Walter. A modernidade. Lisboa: Relógio de Água, 2006b, p. 244-300.

BLEICHMAR, Daniela; SCHWARTZ, Vanessa. Visual History: the past in pictures. Representations, v. 145, I, 2019, p. 1-31.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.
CÁCERES, Roberto Domínguez; GAYOL, Víctor. El imperio de lo visual. Imágenes, palabra y representación. In: CÁCERES, Roberto Domínguez; GAYOL, Víctor (coords.). El imperio de lo visual: imágenes, palabras, y representación. Zamora, Michoacán: EL Colégio de Michoacán, 2018, p. 11-26.

CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. Pg. 56-108.

CEZAR, Temístocles. Sob o firmamento da história: o “mito” do texto como representação objetiva do passado. In: FÉLIX, Loiva Otero; ELMIR, Cláudio (orgs.). Mitos e heróis: construção de imaginários. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História de Arte e anacronismos das imagens. Lisboa: Orfeu Negro, 2017.

DUBOIS, Philippe. Da verossimilhança ao índice. In: DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993. Pg. 23-56.
FELDMAN, Allen. Formations of Violence: The Narrative of the Body and Political Terror in Northern Ireland. Chicago: University of Chicago Press, 1991.

GINZBURG, Carlo. “Seu país precisa de você”: Um estudo de caso em iconografia política. In: GINZBURG, Carlo. Medo reverência, terror: Quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 63-100.

GOMBRICH, E.H. Art and Illusion: A Study in the Psychology of Pictorial Presentation. Londres: Phaidon, 1968.

HARTOG, François; REVEL, Jacques. Note de conjucture historiographique. In: HARTOG, François; REVEL, Jacques (sous la direction). Les usages politiques du passe. Paris: EHEES, 2001. Pg. 13-24.

HARTOG, François. Disputas a respeito da narrativa. In: HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autentica editora, 2011, p. 173-184.

HERF, Jeffrey. Reactionary modernism: Technology, culture, and politics in Weimar and the Third Reich. Cambridge University Press, 1984.

IGGERS, Georg. Historiography in the twentieth century: from scientific objectivity to the postmodern challenge. Middletown: Wesleyan University Press, 2005.

JORDANOVA, Ludmilla. The Look of the Past: Visual and Material Evidence in Historical Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes Santigo. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. In: Anais Do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, vol. 27, 2019, p. 1-51.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultura, 2005. (Coleção Os Pensadores)

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, PUC-Rio, 2006.
KRACAUER, Siegfried. Fotografia. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Ensaios sobre Fotografia de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013, 267-294.

MALERBA, Jurandir. História & narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis: Vozes, 2016.

MALERBA, Jurandir. O que narram os historiadores? Para uma genealogia da questão narrativa em História. In: MALERBA, Jurandir. Notas à margem: teoria e crítica historiográfica. Serra: Editora Milfontes, 2018. Pg. 183-208.
MENESES, Ulpiano. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45. 2003.

MENESES, Ulpiano. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; NOVAES, S.C. (orgs.) O imaginário nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2005. Pg. 33-56.

MENESES, Ulpiano. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. Pg. 243-262.

MITCHELL, W.J.T. Iconologie, Image, Texte, Ideologie. Paris: Les Praires Ordinaires, 2009.

MITCHELL, W.J.T. Picture Theory. Chicago: University of Chicago Press, 1994.

MONTEIRO, Charles. Construindo a história da cidade através de imagens. In: PESAVENTO, Sandra; ROSSINI, Miriam; SANTOS, Nádia. Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural. Porto Alegre: Asterisco, 2008. Pg. 148-171.

MONTEIRO, Charles. História, fotografia e cidade: reflexões teórico-metodológicas sobre o campo de pesquisa. Métis: história & cultura, v. 5, n. 9, jan/jun. 2006.

MOSSE, G. L. The Nationalization of the Masses: Political Symbolism and Mass Movements in Germany from the Napoleonic Wars through the Third Reich. Ithaca/Londres: Cornell University Press, 1975.

NOIRET, Serge. História pública digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, maio de 2015.

PANOFSKY, Erwin. Meaning in Visual Arts. Nova York: Doubleday, 1955.
RIBALTA, Jorge (ed.). Public Photographic Spaces: Propaganda Exhibitions from “Pressa” to “The Family of Man”, 1928-55. Barcelona: MAC-BA, 2010.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: a intriga e a narrativa histórica. Campinas: Papirus, 1995. Vol. 1.

RICOEUR, Paul. Mundo do texto e mundo do leitor. In: RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: O tempo narrado. Campinas: Papirus, 1995. Vol. 3. Pg. 273-314.

RÜSEN, Jörn. A constituição narrativa do sentido histórico. In: RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. Pg. 149-174.

SILVEIRA, Pedro Telles. História, técnica e novas mídias: reflexões sobre a história na era digital. Tese (Doutorado), Porto Alegre: UFRGS, 2018.

SKINNER, Quentin. “Ambrogio Lorenzetti’s Buon Governo Frescoes: Two Old Questions, Two New Answers.” Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, 62 (1999), p. 1-28.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.

STANLEY, David J. Sobre lo visual em la historia. Revista Digital de Historia Iberoamericana, v. 2, n. 1, 2009.

STONE, Lawrence. O ressurgimento da narrativa: reflexões sobre uma nova velha história. In: NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogerio. Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

TAGG, John. El peso de la representación: ensayos sobre fotografías y historias. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SA, 1988.

TAGG, John. O “Curso” da Fotografia. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Ensaios sobre fotografia de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013, p. 355-385.

WHITE, Hayden. “Historiography and Historiophoty”. The American Historical
Review, 93 (5), Dez. 1988, p. 1193-1199.

WHITE, Hayden. A questão da narrativa na teoria histórica contemporânea. In: NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogerio. Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, 2011, p. 439-483.

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

SOARES, F. A. A.; MOURA FERREIRA, F. Entre a escrita da história e a narratividade da cultura visual: a fotografia. Antíteses, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 525–550, 2020. DOI: 10.5433/1984-3356.2020v13n26p525. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/40445. Acesso em: 18 abr. 2024.