“Tais livros não são e nem podiam ser da suplicante”: concepções acerca das mulheres e o mundo da escrita nas Minas colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n25p649

Palavras-chave:

Educação, Minas Gerais, Mulheres, Livraria, Ideal feminino

Resumo

Durante o período colonial, existia uma recomendação de que o acesso das mulheres à leitura e à escrita deveria ser breve, apenas para auxiliá-las nos afazeres domésticos. Isso porque elas deveriam ser preparadas para os papéis de esposa, mãe e dona de casa. O artigo objetiva analisar tal consenso. Assim, discute o ideal feminino e o tipo de educação que deveriam receber e a concepção referente à relação das mulheres com o mundo da escrita. Buscando problematizar essas questões, ressalta o contato com as letras vivenciado por Teodora Maria da Conceição, moradora de Vila Rica, exposto numa sentença cível de ação de sevícias, de 1808. Ela foi condenada por castigar excessivamente seus escravos e teve que se desfazer deles e pagar as despesas do processo. Para tanto, apresentou uma livraria contendo 128 volumes, entre títulos civis e canônicos. Entretanto, tal forma de pagamento não foi aceita, pois as autoridades entenderam que os livros não poderiam ser de Teodora. Os dados presentes na sentença refletem as concepções sobre o ideal feminino e a educação projetada para as mulheres. No que concerne às letras, demonstra que havia um entendimento de que a posse dos livros implicava certa formação que Teodora, conforme as autoridades, não possuía.

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Biografia do Autor

Kelly Lislie Julio, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Federal de São João del-Rei e da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

21-08-2020

Como Citar

JULIO, K. L. “Tais livros não são e nem podiam ser da suplicante”: concepções acerca das mulheres e o mundo da escrita nas Minas colonial. Antíteses, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 649–670, 2020. DOI: 10.5433/1984-3356.2020v13n25p649. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39630. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Sociedades cientificas