Pensar bem através da assimilação e contextualização de conceitos: uma proposta para o ensino de história na atualidade

André Wagner Rodrigues

Resumo


Esse texto traz para o debate acadêmico algumas preocupações e indagações de historiadores que percebem nos últimos tempos os efeitos negativos da influência dos meios-de-comunicação na formação das novas gerações. O tempo presente é explicado por ele mesmo, sendo o futuro um tempo “incerto” e o passado “desconectado” da realidade, ou seja, um “reducionismo da História” enquanto disciplina escolar e campo de conhecimento. Diante desse quadro, pretende-se oferecer propostas alternativas decorrentes da Filosofia, como uma disciplina que auxilie a disciplina História e as demais na proposição de uma Educação reflexiva. Para isso, analisar-se-á a contribuição de dois filósofos contemporâneos que elaboraram categorias de análise para uma possível reversão dos efeitos negativos no processo educacional: o norte americano Mathew Lipman e o que classifica como “Pensamento Excelente” e o francês Edgar Morin e o que denomina de “Pensamento Complexo”.

 

 


Palavras-chave


Metodologia do Ensino de História; Conceitos históricos; Pensamento Excelente; Pensamento Complexo; Mathew Lipman; Edgar Morin

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p823



Antíteses
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