Mundial Magazine (Paris, 1911-1914): editora, modernidade cultural e jornada intelectual dos americanos pelo continente europeu

Andrea Fabiana Pasquare

Resumo


A Revista Mundial editada em Paris conseguiu publicar 40 números de maio de 1911 a agosto de 1914 sob a direção literária do escritor Rubén Darío. Foi uma iniciativa editorial dos livreiros uruguaios Alfred e Armand Guido (Guido Fils) e do ilustrador espanhol Leo Merelo. Em suas páginas conseguiu reunir as colaborações de escritores espanhóis e americanos apresentando notícias bibliográficas, artigos de literatura, ciência, teatro, notícias políticas, moda. Tinha uma ilustração cuidada e uma distribuição cuidada pelo resto dos países da Europa. "Obra de cultura", terá como objetivo recolher as novidades literárias do e para o mundo hispano-falante, a colônia hispano-latina residente em Paris: leitores da Espanha e da América espanhola, a "nobreza e beleza da expressão", a “belo e útil”, o “divertido e curioso” (REVISTA MUNDIAL, 1911). A edição desta revista veio expressar a atração exercida por Paris sobre os escritores americanos, cidade que representava a capital cultural dos latinos na Europa. Suas notas, colunas e colaboradores nos permitem entender como estavam se formando as relações que levaram à formação daquela "geração hispano-americana" de residentes em Paris. A conjunção de fatores - eleições particulares, situações nacionais, destinos profissionais - que colocaram escritores de diferentes países da América hispânica em contato no exterior serviria para delinear gradativamente as características distintivas dessa promoção transatlântica. Neste trabalho nos propomos a buscar na seleção de seções e tópicos, a inauguração de práticas, sensibilidades e estéticas modernas. Dentro destes tópicos, a viagem pelo continente europeu - iniciático, intelectual - surge como um espaço de significação: um conjunto de saberes práticos que permitirá aos seus protagonistas organizá-los com precisão, facilitando os seus movimentos e registros através das conquistas da modernidade tecnológica ( transatlânticos, carros, daguerreótipos).

Palavras-chave


Revista atual; Editora; Modernidade; Cultural; Paris e América Latina

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p140

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