História da historiografia brasileira: uma apresentação do percurso historiográfico

Letícia Leal de Almeida

Resumo


O presente texto constitui-se em uma resenha sobre o livro Uma introdução à história da historiografia brasileira (1870- 1970), escrito pelos professores Thiago Lima Nicodemo, da Unicamp, Pedro Afonso Cristovão dos Santos, da UNILA, e Mateus Henrique de Faria Pereira, da UFOP. A obra busca refletir sobre o campo da História da Historiografia no Brasil, a organização de problemas, questões, aportes teóricos e metodologias. O recorte se dá a partir da organização do conceito moderno de História no século XIX até a institucionalização da disciplina de História da Historiografia em 1970, separada da disciplina da Teoria da História. Os autores, pesquisadores com grande experiência no tema, visaram constituir um panorama dos debates realizados nos encontros do Seminário Brasileiro de História da Historiografia, bem como uma introdução aos pesquisadores que iniciam nesse campo de pesquisa.

Palavras-chave


História da Historiografia; Cultura histórica;Historiadores.

Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRA, Marieta de M. A História como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

IGLÉSIAS, Francisco. José Honório Rodrigues e a historiografia brasileira. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 55 - 78, 1988.

NICODEMO, Thiago Lima; SANTOS, Pedro Afonso Cristovão dos; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Uma introdução à história da historiografia brasileira (1870-1970). Rio de Janeiro: FGV, 2018. 232 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p850

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356

antiteses@uel.br

PPG-HSCNPQRevista da ABPN foi a indexada a ERIHPLUS-European REference Index for the  Humanites and Social...Indexadores
Directory of Open Access Journals – DOAJDORA