Vênus, Crucifixos, Corações e Arcanjos: Arte e reforma católica entre Roma, Paris, Munique, Lisboa e Belém do Pará (1860- 1890)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n20p774

Palavras-chave:

D. Macedo Costa, Pio IX, Arte italiana, Romanização, Pintura religiosa

Resumo

Este artigo analisa o papel da arte sacra e religiosa na Amazônia no contexto do movimento de renovação do catolicismo brasileiro no século XIX em perspectiva internacional. Para isso, analisa o programa iconológico levado a termo pelo bispo do Pará D. Antônio de Macedo Costa, entre as décadas de 1860 e 1880, em especial pela substituição de pinturas do século XVIII por obras consideradas modernas e de acordo com os novos parâmetros artísticos do catolicismo romano. Essa reforma na Sé de Belém do Pará, juntamente com outras realizadas no mesmo período do pontificado de Pio IX, perfaz um programa iconológico e um corpus narrativo de fundo artístico e sagrado, que são testemunhos da pedagogia e dos debates políticos na história do catolicismo mundial do século XIX, a partir das diretrizes romanas.

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Biografia do Autor

Aldrin Moura de Figueiredo, Universidade Federal do Pará

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal do Pará.

Silvio Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutor em História pela Universidade Federal do Pará. Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

01-03-2017

Como Citar

FIGUEIREDO, A. M. de; RODRIGUES, S. F. Vênus, Crucifixos, Corações e Arcanjos: Arte e reforma católica entre Roma, Paris, Munique, Lisboa e Belém do Pará (1860- 1890). Antíteses, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 774–800, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2017v10n20p774. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/29729. Acesso em: 19 mar. 2024.