Imprensa de nicho e música jovem no Brasil:O Mundo é dos Brotos e Revista do Rock (1960-1965)

Autores

  • Marcelo Garson Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n19p185

Palavras-chave:

Musica jovem, Rock and roll, Juventude, Rock brasileiro, Música popular

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como, entre 1960 e 1965, a imprensa foi fundamental para dar corpo e substancia à ideia de música jovem no Brasil. Veículos como A Revista do Rádio – em especial a sessão O mundo é dos Brotos, de Carlos Imperial –e também de publicações especializadas, como A Revista do Rock, ajudaram a definir os códigos sonoros, visuais e morais que nortearam um novo nicho profissional de música popular que congregou cantores estreantes, empresários e audiência. Através de diversas estratégias, esse tipo de mídia, portanto, conformou não só simbólica, como também materialmente a entrada de um novo nicho de mercado no mapa musical brasileiro.

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Biografia do Autor

Marcelo Garson, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

28-07-2017

Como Citar

GARSON, M. Imprensa de nicho e música jovem no Brasil:O Mundo é dos Brotos e Revista do Rock (1960-1965). Antíteses, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 185–210, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2017v10n19p185. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/27953. Acesso em: 20 abr. 2024.