Imprensa de nicho e música jovem no Brasil: O Mundo é do Brotos e Revista do Rock (1960-1965)
Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar como, entre 1960 e 1965, a imprensa foi fundamental para dar corpo e substancia à ideia de música jovem no Brasil. Veículos como A Revista do Rádio – em especial a sessão O mundo é dos Brotos, de Carlos Imperial – e também de publicações especializadas, como A Revista do Rock, ajudaram a definir os códigos sonoros, visuais e morais que nortearam um novo nicho profissional de música popular que congregou cantores estreantes, empresários e audiência. Através de diversas estratégias, esse tipo de mídia, portanto, conformou não só simbólica, como também materialmente a entrada de um novo nicho de mercado no mapa musical brasileiro.
Palavras-chave
musica jovem, rock and roll, juventude, rock brasileiro, música popular
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n19p185

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356