Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUIAR, Liliana. Ver, tocar e sentir a Maia: um projeto de Mediação Patrimonial no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia. 2015. Dissertação (Mestrado em Museologia) -Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2015.
EGEA, Alejandro; ARIAS, Laura. La arqueología llega a las aulas. Objetos y otras fuentes primarias para la enseñanza de la historia. In: SOLÉ, Glória (ORg.). Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência histórica. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2015. p. 151-169.
BARNSDALE-PADDOK, Linda; HARNETT, Penelope. Promoting play in the classroom; children as curators in a classroom museum. Primary History, London, v. 30, p. 19-21, 2002.
BONASTRA, Quim; JOVÉ, Glòria; LLONCH, Nayra. (Inter)(Trans)disciplinariedad em formación de maestros. Aula de Innovación Educativa, Barcelona, v. 239, p. 16-22, 2015.
CAINELLI, Marlene. Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental. Educar em revista, Curitiba, n. esp., p. 57-72, 2006.
COOPER, Hilary. History in the Early Years: Teaching and Learning in the first three Years of School. London: Routledge, 1995.
COOPER, Hilary. The Teaching of History in Primary Schools- Implementation the Revised National Curriculum. 3. ed. London: David Fulton, 2005.
CORBIN, Juliet; STRAUSS, Anselm. Basics of qualitative research. Techniques and procedures for Developing Grounded Theory. Thousand Oaks, CA: Sage, 2008.
DURBIN, Gail; MORRIS, Susan; WILKINSON, Sue. A Teacher’s Guide to Learning from Objects. London: English Heritage, 1996.
FERNANDES, Carmen. A explicação histórica com base nos artefactos: um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Minho, 2009.
HARNETT, Penelope. Shared Heritages? Investigating Ways of life in the Past to promote European Consciousness with Children in Primary schools. In ROSS, Alistair (Ed.) Citizenship Education: Europe and the World. London: CiCe, 2006, pp.169-174.
HAWKES, Angela. Objects or Pictures in the Infant Classroom? Teaching History, v. 85, p. 30-35, 1996.
HISTORICAL ASSOCIATION’S OCCASIONAL PAPER. School Museums and Primary History. London, 1994.
HOODLESS, Pat. Time and Timelines in the Primary School. London: Historical Association, 1996.
JOVÉ, Glòria. Viatges escolars a través del temps a partir d’un quadern de rotació del mestre Pau Farrús. Mascançà. Revista d’estudis del Pla d’Urgell, anuari, v. 6, p. 45-60, 2015.
KERRIGAN, Sonia. Creating a community school museum: theory into practice. Internacional Journal of Historical Learning, Teaching and Research, New York, v. 2, n. 1, p. 1-7, 2001.
LLONCH, Nayra. El método por descubrimiento en la enseñanza de ciencias sociales: ejemplificación y análisis. In: ÁVILA, R. M.; RIVER, P.; DOMÍNGUEZ, P. (Ed.). Metodología de investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. Zaragoza: Institución Fernando el Católico, 2010. p. 597-606.
LLONCH, Nayra; MARTÍN, Carolina. Los códigos QR y su potencial como herramientas de educación patrimonial interdisciplinar en las aulas. In: GUZMÁN, María (Ed.). Patrimonio y educación. una propuesta integradora. Granada: Universidad de Granada, Junta de Andalucía, 2016. p. 167-177.
MARGERY, Enrique. Complejidad, transdisciplinariedad y competencias. Cinco viñetas pedagógicas. Costa Rica: Uruk Editores, 2010.
MCGUIRE, Margit. Storypath Foundations: An Innovative Approach to Teaching Social Studies. Chicago, IL: Everyday Learning Corporation, 1997.
NICOLESCU, Basarab. La transdisciplinariedad Manifiesto. México: Multidiversidad Mundo Real Edgar Morín, 2009.
NULTY, Patricia. Talking about artefacts at Key Stage 1. In: HOODLESS, Pat (Ed.). History and English in Primary School: Exploting the Links, London: Routledge, 1998. p. 20-34.
PINTO, Maria Helena. Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2011.
REPÚBLICA PORTUGUESA. Ministério de Educação. Metas de aprendizagem. 2010. Disponível em: http://metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/index.html. Acesso em: 17 set . 2016.
RIBEIRO, Flavio. O pensamento arqueológico na sala de aula de História. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Minho, Braga, 2002.
SABATÉ, Miquel; GORT, Roser. Museos y comunidad. Un museo para todos los públicos. Gijón: Ediciones Trea, 2012.
SANTACANA, Joan; LLONCH, Nayra. Manual de didáctica del objeto en el museo. Gijón: Ediciones Trea, 2012.
SINGER, Judith; SINGER, Alan. Creating a museum of family artifacts. Social Studies and the Young Learner, v. 17, n. 1, p. 5-10, 2004a.
SINGER, Judith; SINGER, Alan. Building a family history file: a family artifact museums project. Social Studies and the Young Learner, v. 17, n. 1, p. 17-18, 2004b.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tania Braga. O trabalho com objetos e as possibilidades de superação do sequestro da cognição histórica: estudo de caso com crianças nas séries iniciais. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tania Braga (Eds.). Perspectivas de Investigação em Educação Histórica. Curitiba: UFPR, 2007. v. 1, p. 52-57.
SOLÉ, Glória. A História no 1.º Ciclo do ensino básico: a concepção do tempo e a compreensão histórica das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Minho, Braga, 2009.
SOLÉ, Glória. A museum in the classroom: learning History from objects. Primary History, London, v. 61, p. 20-22, 2012a.
SOLÉ, Glória. O museu de sala de aula: aprender história com os objectos. In SCHMIDT, Maria Auxiliadora (Ed.). Atas do XII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica “Consciência Histórica e as novas tecnologias da informação e comunicação”, Curitiba: LAPEDUH (CD/Rom), 2012b, pp. 315-332.
VAL DEL OMAR, José. Estampas. Documentary. 1932. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4iti1MZOdeA. Acesso em: 10 set. 2016.
VELLA, Yosanne. Extending Primary Children's Thinking of the use of artefacts. Internacional Journal of Historical Learning, Teaching and Research, New York, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p87

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356


