Manuais de Didática da História: contribuições para entender suas especificidades

Osvaldo Rodrigues Junior, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

Resumo


Apresenta resultados de investigação sobre a natureza dos manuais de Didática da História produzidos no Brasil entre 1997 e 2013. Explicita características da estrutura e forma de sete obras que correspondem à definição de manuais didáticos entendidos como aqueles que têm a finalidade de orientar professores em suas práticas de ensino ou “ensinam a ensinar”. Parte do pressuposto de que a existência destes manuais configura a composição do código disciplinar da História e da Didática da História enquanto disciplina responsável por orientar o ensino da História. Compreende ainda que a Didática da História é a “ciência do aprendizado histórico” e que, como tal, pode ser dirigida a três tarefas: a tarefa empírica; a tarefa reflexiva; e a tarefa normativa. Os resultados indicam que por sua natureza os manuais de Didática da História se distingue de outros textos escolares da disciplina. Essa distinção pode ser observada na estrutura didática que define as obras como manuais de Didática da História. 


Palavras-chave


Manuais de Didática da História – Didática da História – Textos Escolares - Formação de professores de História – Ensino de História.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p275

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