O “legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras

Renilson Rosa Ribeiro, Halferd Carlos Ribeiro Júnior, Mairon Escorsi Valério

Resumo


O objetivo deste artigo é retomar a trajetória e as discussões relativas a construção do campo de pesquisa do Ensino de História no Brasil. O texto destaca os eventos históricos fundantes da área, sua consolidação e as clivagens recentes derivadas da constituição da Educação Histórica no início do século XXI como área de pesquisa no Brasil e a sua apropriação dos debates trazidos pela Didática da História alemã. Por fim, propõe uma análise de autores do século XX, anteriores a constituição da área de Ensino de História no Brasil, com a intenção de proceder a uma releitura do trato deles com a especificidade da história no processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Ensino de História; Educação Histórica; Didática da História; Discurso; Identidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p196

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356

antiteses@uel.br

CNPQ PPG-HS DORA OJS