Implantação do estado de Israel e a gênese dos conflitos israelo/árabes

Autores

  • Luciano Kneip Zucchi Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n14p543

Palavras-chave:

Israel, Palestina, Sionismo, Oriente Médio

Resumo

Objetivamos demonstrar principalmente, através da análise histórica e da política internacional, que a gênese dos conflitos no Oriente Médio, entre judeus e árabes, está inserida dentro de um contexto global e tem seu cerne em interesses imperialistas e também no bipolarismo surgido após a Segunda Guerra Mundial, e não em rivalidades ou ódios seculares entre povos, muito embora o discurso étnico/religioso tenha muitas vezes conseguido mascarar a realidade desse antagonismo, originário do século XX, que adentrou o XXI sem perspectivas de resolução. A História demonstra que se, por um lado, judeus e árabes tiveram alguns “ínterins conflituosos’’, principalmente na aurora do Islã, por outro lado, conviveram pacificamente e produtivamente durante séculos, como no Califado Omíada da Espanha e em outras regiões. A proclamação do Estado de Israel em 1948, muito embora tenha se configurado numa solução de compromisso para o problema anti/semita no continente europeu, redundara, entretanto, e paradoxalmente, num novo estranhamento e em novos conflitos, agora entre judeus e árabes habitantes da Palestina e de todo o Oriente Médio. As potências europeias, nesse contexto, desaguam uma contradição que é sua no mesmo movimento em que reiteram seus preconceitos, transportando-os para o Médio Oriente e agravando o quadro sensivelmente com a Guerra Fria e o confronto entre Estados Unidos e União Soviética, que farão da região – rica em recursos energéticos imprescindíveis ao Ocidente – palco de seu enfrentamento, tornando pior uma situação que já era desesperada ao extremo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Kneip Zucchi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

ZUCCHI, L. K. Implantação do estado de Israel e a gênese dos conflitos israelo/árabes. Antíteses, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 543–544, 2014. DOI: 10.5433/1984-3356.2014v7n14p543. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/20561. Acesso em: 29 mar. 2024.