Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012): entre a experiência e o institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n12p581

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Espaço escolar, Práticas

Resumo

A partir da década de 1980 ampliaram-se debates sobre a definição de Patrimônio Cultural entre os órgãos responsáveis pela sua preservação. Nesta pesquisa, tais concepções são relacionadas ao espaço escolar, em duas escolas estaduais, no município de Primavera do Leste, Mato Grosso. O cotidiano e as experiências destas comunidades escolares (alunos e educadores) são analisados por meio de questionários socioeconômico e cultural, entrevista e fotografias. Consideramos a produção cultural alimentada por práticas de educadores e de alunos advindos de diferentes grupos étnicos e/ou culturais, de diversas regiões do Brasil. Estas implicações estão pulverizadas nas práticas escolares, nos hábitos alimentares, nas danças, nas linguagens verbais, e são consideradas nas percepções de Patrimônio Cultural escolar. A partir deste contexto investigamos no espaço escolar comparações referentes às noções de Patrimônio Cultural, elencando os apontamentos dos grupos que compõem as escolas em análise, e se existe uma relação direta entre o que foi estabelecido pelos órgãos responsáveis pelo Patrimônio e pela preservação cultural da sociedade no Brasil.

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Biografia do Autor

Janaina Rodrigues Pitas, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

04-12-2013

Como Citar

PITAS, J. R. Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012): entre a experiência e o institucional. Antíteses, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 581–582, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2013v6n12p581. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/17186. Acesso em: 28 mar. 2024.