A Flecha e o Alvo - As origens, as transformações e a função do curso de História da Cartografia lecionado por Jaime Cortesão no Ministério das Relações Exteriores
Resumo
Por meio da metodização dos conteúdos e do ensino da História da Cartografia, Jaime Cortesão consagrou uma narrativa e uma pedagogia da formação do território nacional em que Alexandre de Gusmão e Rio Branco passaram a figurar em conjunto. Esta fabricação serviu para o resgate do papel dos diplomatas na invenção da Nação e para a recomposição do papel do Brasil no jogo das relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial.
Palavras-chave
Jaime Cortesão; Barão do Rio Branco; Instituto Rio Branco; História da Cartografia; História da Formação Territorial do Brasil.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n13p184
Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356