Ensino de História e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos: notas investigativas

Wilian Junior Bonete

Resumo


Este artigo se propõe a sistematizar alguns resultados de nossa pesquisa de mestrado que procurou investigar o pensamento de alunos jovens e adultos sobre a História e sua função social e se os mesmos atribuíam um sentido prático para a aprendizagem histórica. Em outras palavras, intentou-se analisar o significado do conhecimento histórico para os alunos e em que medida o ensino de História exerce influência na formação de um pensamento critico e reflexivo a respeito de si mesmos e do mundo contemporâneo. Para tanto, optou-se por uma abordagem consubstanciada na Teoria da História aliada aos pressupostos da Didática da História e da concepção de consciência histórica elaborada pelos autores Jörn Rüsen e Agnes Heller. As fontes foram interpretadas a partir das respostas dos alunos dadas a um conjunto de questões sobre o conhecimento histórico que envolveu significado, interesse, agrado, confiança, temporalidade, experiências na sala de aula e vida prática.


Palavras-chave


História e Ensino; Didática da História; Consciência Histórica; Aprendizagem Histórica; Educação de Jovens e Adultos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n12p76



Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356

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