O estudante de Ensino Médio nas comunidades virtuais “eu amo história” e “eu odeio história” e uma questão antiga: para quê serve a história?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p665

Palavras-chave:

Ensino de história, Comunidades virtuais, Ensino médio, Juventude, Cultura midiática

Resumo

Problematiza o que os alunos de Ensino Médio (14-19 anos) pensam sobre a história e o ensino de história em um espaço virtual. A partir do Orkut, rede de relacionamentos virtuais, investiga as comunidades virtuais vinculadas à discussão sobre a história e seu ensino, destacando os comentários postados em fóruns (instância de debates de determinado tema). Discute a natureza das fontes virtuais e justifica a sua utilização como material de pesquisa histórica. Considera as novas formas de se pensar a realidade no construto identitário/comunitário do sujeito que vivencia a cibercultura e logo após, destaca o significado que os internautas imprimem à história e ao seu ensino, em especial, o “sentido prático” deste campo de conhecimentos e/ou disciplina escolar.

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Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

16-03-2013

Como Citar

RAMOS, M. E. T. O estudante de Ensino Médio nas comunidades virtuais “eu amo história” e “eu odeio história” e uma questão antiga: para quê serve a história?. Antíteses, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 665–689, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2012v5n10p665. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13333. Acesso em: 19 abr. 2024.