O lugar a cultura política do aluno do Ensino Médio

Denilson Roberto Schena

Resumo


Relata uma pesquisa desenvolvida junto a alunos de terceiras séries do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná. As reflexões realizadas neste artigo são decorrentes das atividades do projeto de intervenção pedagógica na escola denominado “O lugar da cultura política do aluno do Ensino Médio e sua relação com a aprendizagem histórica”. Este projeto teve sua origem ao contemplar uma das exigências do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), edição 2008, programa de formação continuada da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A metodologia adotada fundamentou-se em pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo como técnicas a pesquisa documental e procedimentos de observação. Também foram utilizados inquéritos, entrevistas e questionários. O objetivo geral da pesquisa foi identificar o lugar da cultura política do aluno do Ensino Médio e sua relação com a aprendizagem histórica; os objetivos específicos foram identificar através do referencial teórico elementos que constituam alternativas metodológicas no ensino de História, tendo como referência as ideias dos jovens estudantes, valorizar a experiência social e política do aluno nas aulas de História e identificar o conceito de cultura política existente entre os jovens do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de História; Educação Histórica; Cultura Política; Aprendizagem Histórica; Ensino Médio.


[1] Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professor de História do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – câmpus Curitiba. E-mail: denilson.schena@ifpr.edu.br


Palavras-chave


Ensino de História; Educação Histórica; Cultura Política; Aprendizagem Histórica; Ensino Médio.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n10p635



Antíteses
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 1984-3356

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