Representações e atitudes em sala de aula quanto às questões étnico-raciais: um estudo de caso

Autores

  • Jussara Cristina Barboza Tortella Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas https://orcid.org/0000-0002-9076-8739
  • Eliete Aparecida de Godoy Grupo Ibmec Educacional S.A.- IBMEC
  • Artur José Renda Vitorino Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas https://orcid.org/0000-0002-8654-3182
  • Rosana Paes de Santana Prefeitura Municipal de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n12p168

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Questões étnico-raciais, Formação de professores

Resumo

Com referência às questões étnico-raciais no contexto escolar, o presente trabalho estabeleceu como objetivos: a) compreender as representações do professor e alunos do Ensino Fundamental sobre as relações étnico-raciais no contexto escolar; b) verificar o conhecimento que o professor possui acerca da Lei n° 10.369/2003 e dos conteúdos relativos à história e cultura africanas; c) analisar as representações do docente e dos discentes diante de uma situação de discriminação étnico-racial. O estudo apresenta a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo descritivo. Foram participantes: 1 professora e 21 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Utilizaram-se, como procedimento, entrevistas semiestruturadas e uma situação-problema seguida de perguntas referentes à mesma. Os resultados indicaram que há pouco conhecimento por parte do professor e dos alunos sobre a história da África. Quanto às questões étnico-raciais, a maioria dos alunos é capaz de identificar situações discriminatórias e julgá-las como ruins.

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Biografia do Autor

Jussara Cristina Barboza Tortella, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Educação. Docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Educação.

Eliete Aparecida de Godoy, Grupo Ibmec Educacional S.A.- IBMEC

Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente na Graduação do Grupo Ibmec Educacional S.A.

Artur José Renda Vitorino, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Rosana Paes de Santana, Prefeitura Municipal de Campinas

Pedagoga pela Universidade São Francisco. Agente de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas.

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Publicado

04-12-2013

Como Citar

TORTELLA, J. C. B.; GODOY, E. A. de; VITORINO, A. J. R.; SANTANA, R. P. de. Representações e atitudes em sala de aula quanto às questões étnico-raciais: um estudo de caso. Antíteses, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 168–195, 2013. DOI: 10.5433/1984-3356.2013v6n12p168. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/11874. Acesso em: 29 mar. 2024.