Chamada: Chamada para dossiê: As reduções da Companhia de Jesus na América Colonial: diálogos de realidades missionárias e debates intelectuais sobre a ação jesuítica.

Título:  As reduções da Companhia de Jesus na América Colonial: diálogos de realidades missionárias e debates intelectuais sobre a ação jesuítica.

 

Organizadores:

 

Prof. Dra. Cristina Bohn Martins (UNISINOS) mcris@unisinos.br

http://lattes.cnpq.br/5651326902924392

 

Prof. Dr. Carlos D. Paz (FCH-UNCPBA) paz_carlos@yahoo.com / ychoalay@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/1491492918155227

 

 

Ementa: Ao longo do período colonial as missões jesuíticas na América significaram uma inflexão na vida dos nativos, assim como também na experiência da Companhia de Jesus. Esta foi uma prática que, entre os séculos XVII e XVIII, produziu conhecimentos notáveis sobre a realidade americana e os saberes nativos, os quais foram plasmados em etnografias culturais que continuamente são revisitadas por investigadores de distintas áreas do conhecimento.

Esta convocatória busca reunir artigos originais que tomem as experiências reducionais como casos particulares de estudo, mas que enfatizem as conexões e interações com as realidades de outras missões com as quais as jesuíticas interagiam no processo de alcançar a civitas cristiana entre os indígenas. Igualmente, assinalamos a necessidade de discutir o pensamento jesuítico sobre as formas de organização da diferença da humanidade, assim como a incorporação de determinadas escolas filosóficas em Colégios e reduções na América. Deste modo, a experiencia e os debates intelectuais da intelligence inaciana voltarão a dialogar entre si, permitindo que as populações americanas tenham um lugar ativo a partir o resgate das ações próprias que dinamizaram aqueles debates e conformaram as experiências cotidianas que os sacerdotes plasmaram, depois, no corpo documental que conhecemos.

Data límite para submissão: 28/02/2018