Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Antíteses?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Antíteses aceita contribuições em português, inglês e espanhol para dossiês específicos, artigos de fluxo contínuo, entrevistas, traduções e resenhas de livros publicados no Brasil nos últimos 2 (dois) e, no exterior, nos últimos 3 (três) anos.

Condição para submissão. Leia o link: Sobre: políticas de editorias: foco e escopo.

As contribuições deverão ser apresentadas em arquivo de Word observando as seguintes características: Os artigos terão entre 8 (oito) e 10 (dez) mil palavras, as análises bibliográficas entre 5 (cinco) e 8 (oito) mil palavras, as entrevistas, notas sobre fontes, acervos e pesquisas, e debates entre 3 (três) e 5 (cinco) mil palavras e as resenhas e clássicos entre 2 (dois) e 4 (quatro) mil palavras.

Com o texto original deverão ser apresentados título, resumo, contendo entre 100 (cem) e 200 (duzentas) palavras, 5 (cinco) palavras-chave, grande área –até 2 (duas)- e área –até 3 (três)- na que se inscreve o trabalho, todos em português e inglês. Autor e vinculação institucional deverão ser incluídos apenas no manuscrito revisado, após a aprovação no sistema de avaliação por pares.

O envio dos trabalhos implica originalidade e a cessão de direitos autorais e de publicação à revista que deverá ser explicitada através de um Termo de Compromisso se responsabilizando inclusive pelos direitos autorais das imagens usadas. Conjuntamente será assinada uma Declaração de Conflito de Interesse.

O texto deverá ser digitado em página A4, espaçamento 1,5 (um vírgula cinco), margens esquerdo-direito de 3 (três) cm e superior-inferior de 2,5 (dois vírgula cinco) cm, recuo de 1 (um) cm, letra Times New Roman, corpo 12 (doze) e as notas de rodapé na mesma letra, em corpo 10 (dez).

Os títulos em português e inglês deverão estar em minúsculas, negritas, com acentos e centrado; o nome do autor em itálico e alinhado à direita; e os subtítulos em negrito, minúsculas e alinhados à esquerda.

A titulação e filiação institucional deverão ser colocadas em nota de rodapé com asterisco. Caso a pesquisa tenha sido elaborada com apoio financeiro de uma instituição, deverá ser mencionada em nota de rodapé com asterisco no título.

As citações literais curtas, menos de 3 (três) linhas serão integradas no parágrafo, colocadas entre aspas. As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, a 4 (quatro) cm da margem esquerda, sem recuo, sem aspas e em corpo 10 (dez). Depois deste tipo de citação será deixada uma linha em branco, em corpo 10 (dez).

As notas de rodapé serão numeradas em caracteres arábicos e não poderão consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto entre parênteses com o nome do autor em maiúsculas, vírgula, seguida do ano de publicação, vírgulas e número da ou das páginas separadas por hífen ou por vírgula, conforme o caso. Os números das notas de rodapé inseridos no corpo do texto irão sempre sobrescritos em corpo 10 (dez), depois da pontuação.

A bibliografia deve vir com esse subtítulo no fim do texto em ordem alfabética de sobrenome, observando as normas da ABNT.

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. edição. Cidade: Editora, ano.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro em itálico. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, p. inicial-final.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, v. x, n. x, p. inicial-final.

SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo. ano. Tipo do trabalho: Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) - vinculação acadêmica, local e ano de apresentação ou defesa.

Para outras produções:

SOBRENOME, Nome. Denominação ou título: subtítulo. Indicações de responsabilidade. Data. Informações sobre a descrição do meio ou suporte (para suporte em mídia digital).

Para documentos on-line ou nas duas versões, são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre sinais < >, precedido da expressão “disponível em”, e a data de acesso ao documento, antecedida da expressão “acesso em”.

Ilustrações, figuras ou tabelas deverão ser enviadas em formato digital com o máximo de definição possível.

Traduções devem vir acompanhadas da autorização do autor e do original do texto.

As notícias de livros e eventos estão restritas a membros dos conselhos, consultores e colaboradores, e devem ser enviadas segundo as normas da ABNT e com um resumo de até 10 linhas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita. Além disso, o artigo não pode estar sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

    Caso aprovada, a mesma estará protegida autoramente pela Scientific CommonsCreative Commons e CrossRef.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  6. O artigo está de acordo com os preceitos éticos da pesquisa e das boas práticas acadêmicas.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.