LEBON RÉGIS: UMA APROXIMAÇÃO COM A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS

Autores

  • Soraya de Paula Garcia de Campos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37481

Palavras-chave:

Vale do Contestado, Políticas Sociais, Gestão pública

Resumo

Neste artigo, foi realizada aproximação da política de assistência social com a gestão de políticas sociais, trazendo como experiência a organização desta através de informações coletadas em entrevista com a gestora da assistência social do município de Lebon Régis em Santa Catarina, pensando, a partir disso, o planejamento e a execução da política no município de Lebon Régis. Pontua-se que a aproximação com o município se deu por trabalho de campo que objetivou conhecer a cultura e a história de alguns municípios que compõem o Vale do Contestado, local que foi palco da guerra sangrenta no século passado. Para alcançar o resultado, foi realizado revisão de literatura sobre as políticas sociais e a política de assistência social no Brasil, além de trazer elementos sobre a gestão de políticas sociais para, assim, realizar a análise dos dados coletados na entrevista. Os principais resultados são a importância de valorizar a história daquele local, além da necessidade de profissionalizar as ações referentes à política de assistência social nos municípios brasileiros. Soma-se, ainda, a importância de aprofundar as necessidades sociais daquela população; a execução da política de assistência social pelo estado e a destinação de porcentagem da contribuição municipal para execução desta política social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Soraya de Paula Garcia de Campos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Mestrado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Ênfase em trabalho e exercício profissional do assistente social.

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Caderno de estudos do Curso em Conceitos e Instrumentos para o Monitoramento de Programas. Brasília, DF: MDS, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Secretaria Nacional de Assistência Social, 2015.

BRASIL. Presidência da República. Lei 8.662. Dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. Brasília, 7 de junho de 1993.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Avaliação de projetos sociais. In: Gestão de projetos sociais. 3ª ed., São Paulo: AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001. p. 59 – 89.

COUTO, Berenice Rojas. O sistema único de assistência social: uma nova forma de gestão da assistência social. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. P 205-218

CURTY, Ana Luisa. Administração em organizações de Produto Social: Articulações possíveis. In: Gestão de projetos sociais. 3ª ed., São Paulo: AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001. p. 19 – 35.

CURY, Thereza Christina Holl. Elaboração de projetos sociais. In: Gestão de projetos sociais. 3ª ed., São Paulo: AAPCS – Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, 2001. p. 37 – 57.

FILGUEIRAS, Cristina Almeida Cunha. Gestão estratégica de programas sociais. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. P.133-156

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Lebon Régis – SC. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/lebon-regis/panorama>. Acesso em 09/08/2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Lebon Régis – SC. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/lebon-regis/pesquisa/36/30246?tipo=ranking>. Acesso em 09/08/2018.

JACCOUD, Luciana. Proteção social no Brasil: debates e desafios. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. P. 57-86

JANNUZZI, Paulo de Martino. Avaliação de programas sociais no Brasil: repensando práticas e metodologias das pesquisas avaliativas. Revista Planejamento e Políticas Públicas, nº 36, 2011.p 251-275

MUNICÍPIO DE LEBON RÉGIS. Portal da Transparência. Disponível em: <http://cloud.publica.inf.br/clientes/lebonregis_pm/portaltransparencia/>. Acesso em 09/08/2018.

MUNICÍPIO DE LEBON RÉGIS. História do Município, 2017. Disponível em: <http://www.lebonregis.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/107313>. Acesso em 09/08/2018.

SPOSATI, Aldaíza. Modelo brasileiro de Proteção social não contributiva: concepções fundantes. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. p.13-56

STEPHANOU, Luis. Projetos Sociais: Conceitos e ideias gerais. Disponível em:
< http://pwweb2.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/comad/usu_doc/conceitosprojetos_sociais_-_conceitos_centrais[4].ppt. >. Acesso em: 28 de Outubro de 2016.

WIKIPÉDIA. Gustavo Lebon Régis, 2017. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustavo_Lebon_R%C3%A9gis>. Acesso em 09/08/2018

YAZBEK, Maria Carmelita. O desafio da defesa das Políticas Públicas para o Serviço Social. Argumentum: Vitória. v. 8, n.1, jan./abr, 2016, p. 6-13.

Downloads

Publicado

26-11-2019

Como Citar

Campos, S. de P. G. de. (2019). LEBON RÉGIS: UMA APROXIMAÇÃO COM A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS. Geographia Opportuno Tempore, 5(3), 122–137. https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37481

Edição

Seção

Artigos