O DESAFIO DE ALCANÇAR VIDA URBANA SATISFATÓRIA EM MORADIAS SOCIAIS

Autores

  • Manfred Fehr Universidade Federal de Uberlândia, Doutor pela Université Laval, Québec, Canadá
  • Karine Beatriz Pinheiro Fernandes Mestre em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.36120

Palavras-chave:

população de baixa renda, programas de habitação, qualidade de execução de programas habitacionais.

Resumo

Resumo: Os programas governamentais de habitação para populações de baixa renda se propõem dar acesso à vida urbanizada. Em princípio, o processo de atendimento termina com a posse, mas existe uma lacuna de conhecimento referente a eventuais percalços que ocorrem do momento da posse em diante, e que refletiriam falhas nos programas. A presente pesquisa se dedica a preencher tal lacuna por meio dum estudo de caso. O método consiste de entrevistas com 25 residentes recém empossados dum conjunto habitacional social de 500 unidades. O resultado revela a natureza dos percalços que se referem à segurança de vida, à qualidade do projeto de engenharia das casas e à qualidade do projeto de urbanização. Ilustra-se o caminho que resta a percorrer desde a posse até o alcance de vida urbana satisfatória. O aspecto segurança se manifesta em forma de invasões de casas prontas que inibem a posse pelos proprietários. O aspecto projeto de engenharia se manifesta por falhas na cobertura que resultam em infiltrações de água nos aposentos. O aspecto projeto arquitetônico se manifesta pela declividade acentuada dos terrenos. Conclui-se que o estudo atingiu seu objetivo ao detalhar a lacuna de conhecimento e assim fornecer subsídios ao aperfeiçoamento dos programas habitacionais sociais.

 

Palavras-Chave: população de baixa renda; programas de habitação; qualidade de execução de programas habitacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Manfred Fehr, Universidade Federal de Uberlândia, Doutor pela Université Laval, Québec, Canadá

Universidade Federal de Uberlândia, Doutor pela Université Laval, Québec, Canadá

Karine Beatriz Pinheiro Fernandes, Mestre em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia

Referências

ARAÚJO JÚNIOR, Edmar Augusto Santos de. Políticas públicas: construção social do território e a moradia como local de produção. XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em Caxambu- MG – Brasil, 2008.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2004, p. 7-35.

CORREIO DE UBERLÂNDIA. 700 casas são entregues no Shopping Park. Reportagem jornal Correio de Uberlândia – 03/02/2012. Disponível em: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/mais-700-casas-sao-entregues-nobairro-shopping-park/. Acesso em: 20 dez. 2015.

FRANCO, R. M. Principais problemas ambientais municipais e perspectivas de solução. In: PHILIPPI JR, A. et al. Municípios e meio ambiente: perspectivas para a municipalização da gestão ambiental no Brasil. São Paulo: ANAMMA; MPO, 1999. p. 19-32.

HARVEY, D. Condição Pós Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. In: MENDONÇA F; KOZEL; S. Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba: Ed. UFPR, 2002. p. 121 – 144.

PIZZOL, Kátia Maria Santos de A. A dinâmica urbana: uma leitura da cidade e da qualidade de vida no urbano. Caminhos de Geografia - Revista Online. Fev/2006. DOI: https://doi.org/10.14393/RCG71715266

PRETTE, Marcos Estevan Del. A crise da água nas cidades: gestão de recursos hídricos e integração de políticas públicas no território. In: COSTA, Everaldo Batista da; OLIVEIRA, Rafael da Silva (Org.). As cidades entre o "real" e o imaginário: estudos no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SILVA, Kássia Nunes da. Expansão urbana do setor sul da cidade de Uberlândia-MG: um estudo dos processos de exclusão e segregação socioespacial. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Pós-Graduação em Geografia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlandia, 2012.

SOARES, B. R., FLORESTA, L. Z. Planejamento urbano e o novo urbanismo: uma discussão para cidades médias. P. 219-253. In: LIMA, S. C.; COSTA, E. M. Construindo Cidades Saudáveis. Uberlândia: Assis editora, 2013.

SPOSITO, M. E. B. A urbanização da sociedade: reflexões para um debate. In: Ana Fani Alessandri Carlos; Amélia Luisa Damiani; Odette de Lima Seabra. (Orgs.). O espaço no fim do século: a nova raridade. São Paulo: Contexto, 1999, p. 83-99.

THOMPSON, Paul. A voz do passado, história oral. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UIPI. Caixa relaciona problemas nas casas do Shopping Park à invasões e dá dicas de segurança. Reportagem divulgada dia 01/11/2013 no portal Uipi. Disponível em: http://uipi.com.br/noticias/geral/2013/11/01/caixa-relaciona-problemas-nas-casas-doShopping-park-a-invasoes-e-da-dicas-de-seguranca/. Acesso em: 20 dez. 2015.

UOL. Imóveis do Minha Casa, Minha Vida em Uberlândia (MG) têm problemas elétricos, rachaduras e infiltrações. Reportagem por Renata Tavares. 26/09/2013, 18h47. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/09/26/imoveis-dominha-casa-minha-vida-tem-problemas-eletricos-rachaduras-e-infiltracoes-em-uberlandiamg.htm. Acesso em: 20 dez. 2015.

Downloads

Publicado

20-07-2018

Como Citar

Fehr, M., & Pinheiro Fernandes, K. B. (2018). O DESAFIO DE ALCANÇAR VIDA URBANA SATISFATÓRIA EM MORADIAS SOCIAIS. Geographia Opportuno Tempore, 4(3), 125–136. https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.36120

Edição

Seção

Artigos