DESCARTE RECORRENTE E IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS ÀS MARGENS DO RIBEIRÃO CAMBÉ - LONDRINA/PR

Autores

  • Regis Stresser Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Silvio Pereira Deus Universidade Estadual de Londrina
  • Edinéia Vilanova Grizio-Orita Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.35553

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Recursos Naturais, Sensibilização.

Resumo

O presente trabalho busca apresentar as condições do local da área de estudo, fazer um levantamento com a população que reside ao entorno para coletar informações da realidade local de forma que seja possível a construção de um material explicativo, didático e sensibilizador no intuito de promover a educação ambiental para a população local, para as indústrias, comércio e escolas do bairro, pois os mesmos que poluem e degradam o ambiente também são capazes de conservar. A metodologia consistiu em uma abordagem descritiva e qualitativa, associada à pesquisa bibliográfica, trabalho de campo, coleta de dados por meios de fotos e relatos de moradores, aplicação de questionário e confecção de material explicativo e didático (folder).Com as informações dos questionários foi possível perceber o quanto é válido a preparação desse material explicativo e de orientação para os cuidados com o meio ambiente, com o bairro e o Ribeirão Cambé de forma específica. É importante ressaltar que um ambiente equilibrado é direito e dever de todos que vivem e viverão nele, por esse motivo também, é pertinente lembrar a importância que tem a educação ambiental como ferramenta de transformação e sensibilização do indivíduo, para que esse compreenda a sua responsabilidade com meio ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMORIM, A.P. et al. Lixão municipal: abordagem de uma problemática ambiental na cidade de Rio Grande - RS. Disponível em: http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/viewFile/888/920>. Acesso em 18 de agosto de 2018.
EMBRAPA. Restauração de matas ciliares: um tributo à vida. RS: Folder, out. 2008.
GANEM, R. S. Área de preservação permanente em áreas urbanas. Brasília, 2007.
GUANABARA, R.; GAMA, T.; EIGENHEER, E. M. Os resíduos sólidos como tema gerador: da pedagogia dos três R’s ao risco ambiental. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.V.21, jul a dez de 2008.
YOSHITAKE, M. Teoria do Controle Gerencial. São Paulo: Ibradem, 2004
MELO, F. R. Q., KORF.E. P. Percepção e sensibilização ambiental de universitários sobre os impactos ambientais da disposição de resíduos sólidos urbanos em Passo Fundo-RS. Revista Brasileira de Educação Ambiental. V. 5, 2010.
RAMOS, J. S. Gestão integrada de resíduos sólidos em instituições de ensino: estudo de caso para aplicação nas Faculdades Kennedy. Revistas resíduos em referência – Gestão de Resíduos e Sustentabilidade. dez 2010.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 8 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
REIS, A.; ROGALSKI, J. M. (Org.) Novos aspectos na restauração de áreas degradadas. Florianópolis: Pet Biologia/UFSC, 2006. 80 p.
SANCHEZ, Luis Henrique. Conceitos e definições. In: SANCHEZ, Luis Henrique. Avaliação de impacto ambiental: Conceitos e métodos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

Downloads

Publicado

08-12-2018

Como Citar

Santos, R. S., Deus, S. P., & Grizio-Orita, E. V. (2018). DESCARTE RECORRENTE E IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS ÀS MARGENS DO RIBEIRÃO CAMBÉ - LONDRINA/PR. Geographia Opportuno Tempore, 4(2), 57–69. https://doi.org/10.5433/got.2018.v4.35553

Edição

Seção

Artigos