DE UTOPIAS E DE TOPOI: ESPAÇO E PODER EM QUESTÃO (PERSPECTIVAS DESDE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA/ABYA YALA)

Autores

  • Carlos Walter Porto Gonçalves Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.32464

Resumo

Nesse artigo buscamos explicitar o silêncio acerca da relação espaço-poder que se dá tradicionalmente na tradição do pensamento ocidental, inclusive no campo do pensamento crítico. Mais do que falar de utopias queremos trazer ao debate a relação espaço-poder e não de modo abstrato, mas inspirando-nos em algumas experiências em curso de movimentos sociais na América Latina e, por isso, é da relação utopia-topoi que nos ocupamos. Procuramos colocar em diálogo o léxico téorico-político que emana dessas experiências latinoamericana com a tradição do pensamento/ação crítico europeu, sobretudo com o Marx tardio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Walter Porto Gonçalves, Universidade Federal Fluminense.

DOUTOR EM GEOGRAFIA

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFF e Coordenador do LEMTO – Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades – da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

Porto Gonçalves, C. W. (2017). DE UTOPIAS E DE TOPOI: ESPAÇO E PODER EM QUESTÃO (PERSPECTIVAS DESDE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA/ABYA YALA). Geographia Opportuno Tempore, 3(2), 10–58. https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.32464

Edição

Seção

Artigos