A IDEOLOGIA DA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO BRASILEIRO E A FORMAÇÃO SOCIAL NO IMPÉRIO

Alexandre Elias de Miranda Teodoro

Resumo


Durante todo o período colonial no Brasil viu-se apenas uma política de exploração, em nenhum momento houve liberdade de desenvolvimento cultural ou afirmação de unidade. Com sua independência surgiu a necessidade de construção de uma história que unificasse o território ao redor de um sentimento comum, a afirmação enquanto um Estado nação. Os intelectuais e a elite oligarca da época trabalharam em prol da criação desse sentimento e uma das ferramentas que utilizaram foi fundar o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), com o ideal de solidificar através de suas publicações historiográficas essa unidade inexistente até então. Através da análise de alguns exemplares dos periódicos do IHGB, entre 1839 a 1889, e das principais temáticas por eles abordadas buscar-se-á identificar o cunho político empregado pelo regime monarca nas edições e a forma como pretendiam sustentar uma ideologia da recém-independente nação brasileira. O presente trabalho contribuirá também para a compreensão de realidades hodiernas que configuram o quadro da sociedade brasileira, reflexos de atitudes tomadas no passado enquanto Império.

Referências


COLLETI, L. Ultrapassando o Marxismo e as ideologias. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

GUIMARÃES, M.L.S. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto Histórico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Revista Estudos Históricos, 1988. Disponível em: < http://www.unifal-mg.edu.br/geres/files/GUIMARAES%20IHGB.pdf >. Acesso em 23 jun. 2017.

LOPEZ, L.R. História do Brasil Imperial. 5ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1991.

MONTEIRO, H.M. Brasil Império. 3ed. São Paulo: Editora Ática S.A., 1994.

MORAES, A.C.R. Território e história no Brasil. 2ed. São Paulo: Annablume, 2005b.

MORAES, A.C.R. Geografia histórica do Brasil. capitalismo, território e periferia. São Paulo: Annablume, 2011.

MORAES, A.C.R. Ideologias Geográficas. Espaço, Cultura e Política no Brasil. 5ed. São Paulo: Annablume, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com