O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO DO QUILOMBO DO ROSA, MACAPÁ-AP

Autores

  • David Junior de Souza Silva Professor na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Doutorando em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG.
  • Alecsando José Prudencio Ratts Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia. Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.32012

Resumo

Este artigo analisa o processo recente de territorialização do quilombo do Rosa, tematizando este processo do ponto de vista das alianças com atores sociais próximos que o grupo promove para fortalecer-se e efetivar sua territorialização; deste modo territorialização e territorialidade serão analisados em conjunto e de com crivo na mútua determinação que exercem entre si. A metodologia consiste de etnografia realizada junto a comunidade no ano de 2017. Na territorialidade do Rosa, temos alianças de caráter político propriamente dito, de caráter festivo-emotivo-identitário, de caráter material-econômico. A criação dessa rede de relações em diferentes direções e dimensões da realidade social, com centralidade e protagonismo – às vezes compartilhado - no próprio grupo testemunham o escopo amplo e a natureza multifacetada da territorialidade do grupo. A nova territorialidade criada pelo grupo tem por razão de ser a sustentação de seu novo processo de territorialização.

 

Palavras-chave: Territorialização; Quilombo; Rosa; Amapá; Amazônia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

David Junior de Souza Silva, Professor na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Doutorando em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG.

Professor na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Doutorando em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG.

Alecsando José Prudencio Ratts, Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia. Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás.

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia. Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás.

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno; MARIN, Rosa Acevedo (coords.). Mapeamento social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processo de capacitação de povos e comunidades tradicionais. Associação de Moradores e Produtores do a Comunidade Remanescente de Quilombolas do Rosa, Amapá. Manaus: UEA Edições, 2014. 12p.

AMAPÁ. Tambores no meio do mundo. O rufar da cidadania. Macapá: Governo do Estado do Amapá, 2012.

RAFFESTIN, Claude. Por Uma Geografia do Poder. São Paulo, Editora Ática. 1993.

RATTS, Alecsandro. Conceição dos Caetanos: memória coletiva e território negro. Palmares em Revista. Brasília. No. 1, 1996, p. 97-115.

______. A geografia entre as aldeias e os quilombos: territórios etnicamente diferenciados. In: ALMEIDA, Maria Geralda de & RATTS, Alecsandro JP. (Orgs.). Geografia: Leituras Culturais. Goiânia: 2003, v. 1, p. 29-48.

SUPERTI, Eliane; SILVA, Gutemberg Vilhena. Mapeamento e Publicação do Patrimônio Cultural das 28 Comunidades Quilombolas no Estado do Amapá, certificadas e/ou tituladas pela Fundação Cultural Palmares. 2013. Disponível em: http://comunidades.lides.unifap.br.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

Souza Silva, D. J. de, & Ratts, A. J. P. (2017). O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO DO QUILOMBO DO ROSA, MACAPÁ-AP. Geographia Opportuno Tempore, 3(2), 152–164. https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.32012

Edição

Seção

Artigos