A IDEIA DE AMEAÇA À DEMOCRACIA COMO INSTRUMENTO PARA AÇÕES GEOPOLÍTICAS

Flávio Henrique Navarro Hashimoto, Jéssica Costa Pizzaia

Resumo


O presente artigo buscou verificar em como se deu o avanço das ações geopolíticas por parte de alguns países, utilizando a ameaça à democracia como desculpa para as suas tais ações. Mesmo que o sistema democrático seja justo, teoricamente, muitas vezes ao longo da história foi utilizado como pretexto por parte dos Estados Unidos e de outros países para desenvolverem as suas ações geopolíticas e obterem o que se buscava. Por meio dessa situação, o artigo visou fazer essa análise e verificar quais são os interesses por detrás da “a ameaça à democracia”, realizando um resgate histórico de como foi o processo de desenvolvimento do pensamento geopolítico, como se pensava a Geopolítica e quem são os seus principais clássicos. Para a sua realização, buscou em autores que buscaram discutir em como a democracia se torna um instrumento de pretexto para interesses geopolíticos por parte do Estado.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.

BECKER, Paulo; RAVELOSON, Jean-Aimé A. O que é Democracia? Luanda: Fundação Friedrich Ebert, 2011.

BONFIM, Marcelo Garcia. A Guerra do Iraque: História Oficial e Oficiosa. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política: Território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 304 p.

CAVALCANTI, Agostinho Paula Brito; VIADANA, Adler Guilherme. Fundamentos históricos da Geografia: contribuições do pensamento filosófico na Grécia Antiga. In: GODOY, Paulo R. Teixeira de (Org.). Histórico do Pensamento Geográfico e Epistemológico em Geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 11-34.

COGGIOLA, Osvaldo. Novamente, a Revolução Francesa. Projeto História, São Paulo, n. 47, ago. 2013. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2017.

DEMOCRACIA. In: BUENO, Silveira. Silveira Bueno: minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2000. p. 222.

FERREIRA, François de Oliveira. Estado Nacional e Globalização: O discurso de uma crise e a crise de um discurso. Revista Eletrônica Inter-Legere, Natal, n. 3, jul./dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2017.

HASHIMOTO, Flávio Henrique Navarro. A Prática Pedagógica Inovadora no

Ensino de Geografia: o esporte como instrumento para o ensino de Geopolítica no 3º ano do Ensino Médio. 2016. 73f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) –Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

FERNANDES, Mariane de Oliveira. O Histórico do Pensamento Geográfico e as Contribuições de Humbolt e Ritter para a Construção da Geografia como Ciência. In: SEMANA DE GEOGRAFIA, ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA, 12., 7., 2011, Presidente Prudente. Anais... Presidente Prudente: UNESP, 2011. p. 1-12.

KAROL, Eduardo. Geografia Política e Geopolítica no Brasil (1982-2012). 2013. 261 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

MOURÃO, Paulo Fernando Cirino; ARCASSA, Wesley de Souza. Reflexões em torno dos conceitos de Geografia Política e Geopolítica. SEMANA DE GEOGRAFIA, ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA, 12., 7., 2011, Presidente Prudente. Anais... Presidente Prudente: UNESP, 2011. p. 1-14.

POLAK, Ana Luiza N. de Souza. O Revisitar dos Conceitos de Democracia: da representação política à democracia participativa. 2008. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

SANTOS, Danilo O. Análise do debate teórico em Geopolítica e Geografia Política nos períodos das Guerras Mundiais: breves considerações sobre os conceitos de territórios, Estado e poder. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 6., 2011, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: NUPEM, 2011. p. 1-11.

VESENTINI, José William. Novas Geopolíticas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2004. 125 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com