A IDENTIDADE CAMPONESA NOS ASSENTAMENTOS DO MST NO BRASIL

Autores

  • Dherwerson Dos Santos Silva UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2015.v1.31936

Resumo

A expansão recente das relações capitalistas no campo na expropriação dos meios de produção dos pequenos agricultores, dos quais se destaca a terra, fez muitos camponeses se deslocarem para as cidades. Mas, neste contexto de expropriação, foram forjadas diversas lutas vinculadas aos movimentos sociais pela permanência ou retorno a terra, fazendo surgir, a partir do início da década de 1980, os primeiros assentamentos de reforma agrária. A conquista da terra de assentamento levou as famílias a declinarem atenção para a organização para produzir gêneros de subsistência/autoconsumo e comercial base familiar, cooperativas, grupos coletivos, etc. Neste entorno a construção da identidade camponesa nos assentamentos reúnem aspectos importantes: a luta pela terra, a família, o trabalho, a produção e as tradições culturais. Por vez, a agricultura camponesa é uma forma de produção em que o núcleo de decisões, trabalho e a renda é controlado pela família. De modo geral os camponeses veem a luta pela terra associada aos seus direitos de se reproduzir diretamente como individuo inserido na sociedade e com cultura própria, o que destaca sua identidade. A luta pela terra significa a luta pela vida, pelos seus direitos e principalmente pelo respeito da sociedade. Neste contexto tem-se por objetivo analisar a identidade camponesa pautada pelo movimento dos sem terra, pois é através de lutas e conquistas do assentamento que o camponês tem construído sua identificação, também objetiva se destacar a diferenciação da agricultura camponesa e agricultura familiar de uma agricultura do capitalizada. A autonomia no campesinato e sua identificação como camponês é que tem feito com que os assentados ainda permaneçam no campo, de modo que sua autonomia é determinada sobre sua força de trabalho e produção.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dherwerson Dos Santos Silva, UNIOESTE

Formado em Geografia pela UNIOESTE-Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2011, onde também cursou pós-graduação em nível de Mestrado, sendo concluído no ano de 2016. Participou do laboratório GEOLUTAS, onde pesquisou sobre reforma agrária e movimentos sociais, destacando as lutas no campo brasileiro.

A IDENTIDADE CAMPONESA NOS ASSENTAMENTOS DO MST NO BRASIL

Referências

ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: HUCITEC/UNICAMP, 1992, 275 p.

CARVALHO, João. C. M. de. Camponeses no Brasil. Petrópolis – RJ, 1978, 125 p.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade -A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol II. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CHARTIER, Roger. A história cultural - entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

FABRINI, João Edmilson. Assentamentos de Trabalhadores Rurais Sem Terra. 1. ed. V. 1, p. 154. M.C. Rondon: Edunioeste, 2001.

FARIAS. Assentamento Sul Bonito: as incertezas da Travessia na Luta pela Terra. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista. Araraquara. p.12-17, 2002.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão Agrária, Pesquisa e MST. São Paulo, Cortez Editora, 2001.

GUANZIROLI, C.H.; CARDIM, S.E. Novo retrato da agricultura familiar – o Brasil redescoberto. Brasília: Projeto de Cooperação Técnica, INCRA/FAO, p.56, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11.ed. Rio de Janeiro: P&A, 2006.

HAESBAERT, R. (1997). Des-territorialização e identidade: a rede gaúcha no Nordeste. Niterói: EdUFF.

LOPES, A. P. Assentamento 1º de janeiro: estrutura e formas de vida das famílias. In: X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA. Universidade de São Paulo. Mar. 2005. p. 7941-7961, 1 CD-ROM

MARTINS, José de Souza. Os Camponeses e a Politica no Brasil. Petrópolis. Vozes, 1981.

MOLINA FILHO. J. Classificação e Caracterização Sócio-econômica dos Agricultores. Porto Alegre . 1974, p.65.

MOURA, Margarida Maria. Camponeses. SÃO PAULO – SP: Ática, 1986, 78 p.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993

SANTOS, J. V. T. dos. Colonos dos vinho: estudo sobre a subordinação do trabalho camponês ao capital. São Paulo: HUCITEC, 1978.

SANTOS, Boa Ventura de Sousa. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social. Revista Sociologia USP, São Paulo, 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/ts.v5i1/2.84940

SOUZA, M. J. L. (1995). O Território: sobre espaço de poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO. I. E. de et al. (orgs.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Downloads

Publicado

04-12-2015

Como Citar

Silva, D. D. S. (2015). A IDENTIDADE CAMPONESA NOS ASSENTAMENTOS DO MST NO BRASIL. Geographia Opportuno Tempore, 1(4), 22–35. https://doi.org/10.5433/got.2015.v1.31936

Edição

Seção

Artigos