GESTÃO PARTICIPATIVA DO TURISMO RURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE ILHA GRANDE, NA ROTA DAS EMOÇÕES – PI-BRASIL.

Autores

  • Rita de Cassia Pereira de Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2015.v1.31925

Resumo

O turismo rural é um segmento que visa agregar valor as atividades realizadas nos espaços rurais por meio da gestão participativa, e em especial a gestão do território turístico, em que toros os componentes do município, gestão pública, privada e comunidade participem do planejamento de forma engajada para a obtenção de benefícios. Este estudo teve objetivou analisar a gestão participativa do turismo rural no município de Ilha Grande-PI, um dos 14 municípios pertencentes a Rota das Emoções, identificar como se dá o planejamento participativo para este segmento turístico e a contribuição da gestão pública participativa em Ilha Grande-PI. A metodologia definiu-se em caráter quantitativo e qualitativo, bibliográfica, exploratória e descritiva com aplicação de roteiros de entrevistas e questionários para a obtenção de dados que propuseram respostas aos objetivos propostos. Dessa maneira foi identificada que a gestão participativa é relevante para o município e como essa gestão é fundamental para o planejamento do turismo rural com a inserção da comunidade nos processos decisórios que contemplem o planejamento e que contribuam para o desenvolvimento local. Portanto, espera-se que esse estudo possa instigar novas discussões sobre a gestão participativa do turismo rural.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cassia Pereira de Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Geografia, Bacharel em Turismo, Técnica em Eventos.

Referências

BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo rural: orientações básicas. Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 2008.

CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixeira. Turismo e geografia: abordagens críticas. Fortaleza: Ed. UECE, 2005.

LOCALIZAÇÃO DA ROTA DAS EMOÇÕES. Disponível em: www. dondeandoporai.com.br. Acessado em: 14/09/2014.

LOTTICI KRAHL, MARA Flora. F. O Turismo Rural no Brasil e o exemplo do Distrito Federal e região circunvizinha. Turismo: tendências e debates. V. 1, p. 43-52, 2009.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em http://www.ibge.gov.br> Acesso em 28 mar 2012.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA. Resolução N° 306 do CONAMA 2002. Disponível em: . Acesso em: 27 mar 2012.

PORTUGUEZ, Anderson, Pereira. Turismo Rural. TRIGO, L. G. G. Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca, 2005.

SANTOS, Clezio. Globalização, turismo e seus efeitos no meio ambiente. Terra livre. São Paulo, ano 18, n. 19, p. 191-198, jul/dez. 2002.

SOUSA, Luziána. Silva O turismo rural: instrumento para o desenvolvimento sustentável. Edición electrónica. Texto completo em <http://www.eumed.net/libros/2006c?194. 2006. Acesso em: 01 fev 2012.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1995.

Downloads

Publicado

04-12-2015

Como Citar

Pereira de Carvalho, R. de C. (2015). GESTÃO PARTICIPATIVA DO TURISMO RURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE ILHA GRANDE, NA ROTA DAS EMOÇÕES – PI-BRASIL. Geographia Opportuno Tempore, 1(4), 79–92. https://doi.org/10.5433/got.2015.v1.31925

Edição

Seção

Artigos