AS POLÍTICAS HABITACIONAIS DO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA” NO MUNICÍPIO DE ALFENAS - MG: PLANEJAMENTO URBANO E SEGREGAÇÃO ESPACIAL DO BAIRRO SANTA CLARA

Autores

  • Clara Ribeiro Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31918

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a segregação espacial no Município de Alfenas-MG a partir da implementação do programa “Minha Casa Minha Vida”, particularmente o bairro Santa Clara. Para isso, o trabalho apresenta referências teóricas de estudos sobre as políticas habitacionais e sua relação com a segregação espacial nas cidades. Para tanto, utilizou-se do sofware ArcGis e Google Earht na elaboração de mapas, auxiliando a caracterização e reconhecimento da área estudada. Desde a expansão das cidades, a partir do século XIX na Europa, o acesso a moradia e o direito à cidade sofreram consequências significativas. Impulsionadas pela lógica de acumulação capital, a terra obteve valorização comercial (moeda de venda e de troca). Com isto, morar próximo de equipamentos públicos e de serviços tornou-se altamente caro para a população e lucrativo para mercado imobiliário. A adoção de políticas habitacionais pelo governo federal desde a década de 1960 no Brasil, entre eles o BNH (Banco Nacional de Habitação) e o “Minha Casa Minha Vida” não abandonaram por completo a lógica imobiliária especulativa na cidade. Por fim, este modelo apresenta contradições da relação entre as políticas habitacionais e os interesses especulativos que objetivam unicamente o lucro e a acumulação de capital.

Palavras- chave: Cidade; Política Habitacional; Segregação espacial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, C.R.G. As contradições do espaço urbano: a valorização e segregação sócioespacial no bairro Santa Clara, no município de Alfenas – MG. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia). Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2012.

BOULOS, G. Por que ocupamos?: uma introdução à luta dos sem-teto. 2. ed. São Paulo: Scortecci, 2014.

CARLOS, A. F. A. A Cidade. Coleção Repensando a Geografia. 6ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2001.

CORREA, R.L. Segregação residencial: classes sociais e espaços urbanos In: VASCONCELOS, P. A.; CORRÊA, R. L.; PINTAUDI, S. M. (Org.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013.

DE PAULA, I.R. Trabalhando a educação geográfica para o direito à cidade na escola - para quem tem servido a nossa geografia? Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia). Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, 2017.

IBGE. Cidades: Alfenas. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=310160>. Acesso em 22 de julho de 2017.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. 5ª ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Centauro, 2001.

MARICATO, E. Habitação e Cidade. São Paulo: Editora Atual, 1997.

ROLNIK, R. Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.

SACHS, C. São Paulo: Políticas Públicas e Habitação Popular. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

02-11-2017

Como Citar

Ribeiro Silva, C. (2017). AS POLÍTICAS HABITACIONAIS DO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA” NO MUNICÍPIO DE ALFENAS - MG: PLANEJAMENTO URBANO E SEGREGAÇÃO ESPACIAL DO BAIRRO SANTA CLARA. Geographia Opportuno Tempore, 3(1), 207–219. https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31918

Edição

Seção

Artigos