MOBILIDADE TERRITORIAL DO TRABALHO EXPRESSA NA RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA-PR

Autores

  • Camila Campos de Lara Jakimiu Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2015.v1.31913

Resumo

 

Esta pesquisa encontra-se em andamento e tem o intuito de investigar a mobilidade territorial do trabalho expressa na relação campo-cidade no município de União da Vitória-PR. Entendemos aqui a mobilidade territorial do trabalho como uma ação de caráter forçado,  onde o sujeito, aqui sendo tratado como o camponês, desloca-se do campo para a cidade habitando novos territórios e produzindo novas territorialidades. Nesse sentido, constrói novas relações sócio-territoriais a partir do momento que traz consigo suas memórias, identidade e modo de vida. As novas relações impostas pelo capital que fazem da mobilidade territorial do trabalho uma realidade crescente, promove a perda de vínculo do sujeito que migra com o seu território, da sua identidade e consciência. Por isso são objetivos da pesquisa: a) Compreender os desdobramentos provenientes da relação natureza-capital, b) Entender a mobilidade territorial do trabalho e como o mesmo se expressa na relação campo-cidade em União da Vitória-PR, e c) Abranger noções de território e territorialidade, entendendo a questão da identidade e perda de vínculo territorial. Quanto à metodologia utilizada a pesquisa adota os moldes da pesquisa teórico-bibliográfico de cunho qualitativo, com análise de dados estatísticos.

Palavras-chave: Mobilidade; Território; Trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Campos de Lara Jakimiu, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Produção do Espaço e Cultura. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Políticas Públicas e Movimentos Sociais do Campo. Membro do Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA).

 

Referências

ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de. O Conceito de Classe Camponesa em Questão.

BAREL, Yves. 1986. Le social et ses territoires. In: AURIAC, F. ; BRUNET, R. (orgs.)

GAUDEMAR, Jean Paul de. Movilidad del trabajo y acumulación de capital. México: Era, 1979.

GOMES, Fábio Guedes. Mobilidade do Trabalho e Controle Social: Trabalho e organizações na era neoliberal. In: Revista Sociol. Polít. Curitiba, v. 17, n. 32, p. 33-49, fev. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-44782009000100003

HAESBAERT. Rogerio. Dos multiplos Territórios à multiterriorialidade. In: (Org) HEIDRICH, Alvaro Luiz. COSTA, Piños Benhur.PIRES, Claudia Luiza Zeferino.

UEDA,Vanda. A emergência da Multiterritorialidade. A Ressignificação da relação do humano com o espaço. Editora Ulbra. UFRGS. 2008.

HEIDRICH, Alvaro Luiz. Territorialidades enredadas: formação das territorialidades nacionais e regionais e problemas decorrentes da intereção socio espacial global. In:

(Org) HEIDRICH, Alvaro Luiz. COSTA, Piños Benhur.PIRES, Claudia Luiza Zeferino. UEDA,Vanda. A emergência da Multiterritorialidade. A Ressignificação da relação do humano com o espaço. Editora Ulbra. UFRGS. 2008.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/> Acesso em: 10 jan. 2015.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/> Acesso em: 10 jan. 2015.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e Reforma Agrária. Estudos Avançados, IEA/USP São Paulo, v. 15, n.43, p. 185-206, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000300015

PAULINO, Eliane Tomiasi. A diversidade das lutas na luta pela terra. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas, v. 1, p. 27-47, 2006.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

THOMAZ JÚNIOR, Antonio. Os limites da teoria, e a plasticidade do trabalho (repensar auto-crítico sobre a classe trabalhadora no Brasil). Pegada (UNESP. Impresso), v. 7, p. 7-40, 2006.

Downloads

Publicado

04-12-2015

Como Citar

Jakimiu, C. C. de L. (2015). MOBILIDADE TERRITORIAL DO TRABALHO EXPRESSA NA RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA-PR. Geographia Opportuno Tempore, 1(4), 59–69. https://doi.org/10.5433/got.2015.v1.31913

Edição

Seção

Artigos