A Questão Territorial da Festa de São Benedito em Machado-MG

Autores

  • Jhonatan Silva Corrêa Universidade Federal de Alfenas-MG
  • Flamarion Dutra Alves Universidade Federal de Alfenas-MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31872

Resumo

A Festa de São Benedito é tradicional do município de Machado-MG, sendo a mesma secular. De início a festividade modesta, relacionava-se a população pobre e negra do município tendo sua gênese através destes. Com o decorrer dos anos a festa foi se transformando e, com isso, incorporando aspectos que, paulatinamente foi retirando a população constituinte deveras da festividade, o que culminou na transformação do público festivo: distorcendo toda uma simbologia de um povo. Logo, o objetivo do trabalho é compreender essa territorialidade e como ela se transformou ao longo do tempo e do espaço. Para tanto, foi utilizado da geografia crítica para a compreensão da dialética da territorialidade e da fenomenologia para compreender o público festivo e seu sentimento para como o lugar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jhonatan Silva Corrêa, Universidade Federal de Alfenas-MG

Estudante do Curso de Geografia na Universidade Federal de Alfenas. Integrante do (GERES) Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais.  Pesquisas na área de Geografia Humana, mais especificamente na área Cultural e Econômica.

Flamarion Dutra Alves, Universidade Federal de Alfenas-MG

Professor da Universidade Federal de Alfenas – MG, Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

Corrêa, J. S., & Alves, F. D. (2017). A Questão Territorial da Festa de São Benedito em Machado-MG. Geographia Opportuno Tempore, 3(2), 165–178. https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31872

Edição

Seção

Artigos