TEORIA DOS JOGOS: UMA ANÁLISE DA ALIANÇA ISIS-BOKO HARAM

Autores

  • Katlen Carvalho Centro Universitário Curitiba
  • Tiago Viesba Pini Inácio Centro Universitário Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31843

Resumo

Em se tratando do assunto de segurança internacional e soberania dos Estados, a aliança anunciada entre os dois grupos terroristas mais mortais da atualidade, Boko Haram e Estado Islâmico, aflora sérios debates a respeito das consequências diretas do Imperialismo utilizado pelas grandes potências, que no contexto atual, veem suas instituições e princípios ameaçados. Dessa forma, o presente artigo visa analisar essa cooperação por uma ótica da teoria dos jogos e em relação a questões estratégicas e geopolíticas, juntamente com o contexto histórico e religioso, inseridos dentro do campo teórico das relações internacionais. Para fomentar a construção teórica deste artigo foram utilizadas obras que visam aproximar a realidade da teoria, apresentando a situação do cenário internacional e a emergência de novos atores não-estatais que desafiam as prerrogativas destes. Em seguida uma breve encenação teórica sobre os grupos abordados e a aplicação da teoria dos jogos no campo prático das relações internacionais. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Katlen Carvalho, Centro Universitário Curitiba

Pesquisadora do Grupo Redes e Poder no Sistema Internacional. Orientado pelo Professor Mestre Gustavo Glodes Blum.

Tiago Viesba Pini Inácio, Centro Universitário Curitiba

Pesquisador Internacional. Orientado pelo Professor Mestre Gustavo Glodes Blum.

Referências

ABBADE, Eduardo. Aplicação da teoria dos Jogos na análise de alianças estratégicas. Disponível em: Gestão da Produção, Operações e Sistemas – Ano 5, n° 3.

VENTAS, Leire. Que perigo traz a aliança entre Estado Islâmico e Boko Haram? Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150317_boko_haram_ei_alianca_lgb>. Acesso em: 23 de novembro de 2016.

BBC. O grupo extremista mais mortífero que o ‘Estado Islâmico’. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151124_levantamento_extremismo_lgb>

SMITH, Mike. Boko Haram: inside nigeria’s unholy war. I. B. Tauris, 2016. DOI: https://doi.org/10.5040/9780755619085

DYER, Charles; TOBEY, Mark. A crise do Estado Islâmico: ISIS - EIIS. BV Books, 2016.

LIMA, M.I.; RIBEIRO, C.A.F. Análise didático-científica acerca do conteúdo relacionado à África. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2017.

HAESBAERT, Rogério. Territórios, In-Segurança e Risco em Tempos de Contestação Territorial.

FOUCAULT, M.. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

WAINBERG, Jacques A. ISIS e Estado Islâmico: utopia e a mente delirante. EDIPUCRS, 2016.

Downloads

Publicado

02-11-2017

Como Citar

Carvalho, K., & Inácio, T. V. P. (2017). TEORIA DOS JOGOS: UMA ANÁLISE DA ALIANÇA ISIS-BOKO HARAM. Geographia Opportuno Tempore, 3(1), 116–123. https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31843

Edição

Seção

Artigos