TEORIA DOS JOGOS: UMA ANÁLISE DA ALIANÇA ISIS-BOKO HARAM

Katlen Carvalho, Tiago Viesba Pini Inácio

Resumo


Em se tratando do assunto de segurança internacional e soberania dos Estados, a aliança anunciada entre os dois grupos terroristas mais mortais da atualidade, Boko Haram e Estado Islâmico, aflora sérios debates a respeito das consequências diretas do Imperialismo utilizado pelas grandes potências, que no contexto atual, veem suas instituições e princípios ameaçados. Dessa forma, o presente artigo visa analisar essa cooperação por uma ótica da teoria dos jogos e em relação a questões estratégicas e geopolíticas, juntamente com o contexto histórico e religioso, inseridos dentro do campo teórico das relações internacionais. Para fomentar a construção teórica deste artigo foram utilizadas obras que visam aproximar a realidade da teoria, apresentando a situação do cenário internacional e a emergência de novos atores não-estatais que desafiam as prerrogativas destes. Em seguida uma breve encenação teórica sobre os grupos abordados e a aplicação da teoria dos jogos no campo prático das relações internacionais. 


Texto completo:

PDF

Referências


COOPER, Helene. Boko Haram and ISIS are collaborating more, U.S Military says. Disponível em: . Acesso em: 22 de novembro de 2016.

ABBADE, Eduardo. Aplicação da teoria dos Jogos na análise de alianças estratégicas. Disponível em: Gestão da Produção, Operações e Sistemas – Ano 5, n° 3.

VENTAS, Leire. Que perigo traz a aliança entre Estado Islâmico e Boko Haram? Disponível em: . Acesso em: 23 de novembro de 2016.

BBC. O grupo extremista mais mortífero que o ‘Estado Islâmico’. Disponível em:

BARRICHELO, Fernando. Teoria dos Jogos. Disponível em: < http://www.cienciadaestrategia.com.br/teoriadosjogos/capitulo.asp?cap=i2>

NAPOLEONI, Loretta. A fênix islamista. Bertrand Brasil, 2015.

SMITH, Mike. Boko Haram: inside nigeria’s unholy war. I. B. Tauris, 2016.

DYER, Charles; TOBEY, Mark. A crise do Estado Islâmico: ISIS - EIIS. BV Books, 2016.

LIMA, M.I.; RIBEIRO, C.A.F. Análise didático-científica acerca do conteúdo relacionado à África. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2017.

HAESBAERT, Rogério. Territórios, In-Segurança e Risco em Tempos de Contestação Territorial.

AGAMBEN, G. Estado de Exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

FOUCAULT, M.. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

WAINBERG, Jacques A. ISIS e Estado Islâmico: utopia e a mente delirante. EDIPUCRS, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com
logo Diadorim