O SAMBA COMO MEDIAÇÃO PACÍFICA: O MORRO DA MANGUEIRA E A BUSCA POR RECONHECIMENTO

Jorge Paulo Pereira dos Santos

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar uma breve análise do caminho para a busca do reconhecimento dos moradores do Morro da Mangueira. Será exposto a reflexão de Paul Ricouer como base teórica, e o papel de dois compositores Cartola e Padeirinho nesse percurso. Para alcançar os objetivos serão mostrados alguns trechos de músicas dessas duas personalidades da favela do Morro da Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Palavras-chaves: Reconhecimento-Morro da Mangueira- samba.


Palavras-chave


favela-cidade-luta por reconhecimento-espaço urbano

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Maurício de Almeida. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IplanRIO, 1997.

AVRITZER, Leonardo; GOMES, Lilian C. B. Política de Reconhecimento, Raça e Democracia no Brasil. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 56, no 1, 2013, pp. 39 a 68.

GOMES, Manoel. As lutas do povo do Borel. Rio de Janeiro: Edições Muro, 1980.

GONÇALVES, Rafael Soares. Encontro mensal LEUS - A produção do espaço urbano carioca em tons de "preto": da segregação induzida (favelas isoladas) aos novos campos negros da metrópole do Rio de Janeiro (conferência de Andrelino Campos). 2015. (Congresso).

SILVA, Jailson Souza da. Um espaço em busca de seu lugar. In: Becker, B; Santos, M. Territorios, territórios : ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro : DP&A, 2006.

SILVA, Jailson Souza da (Org.). O que é favela, afinal? Rio de Janeiro: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, 2009

SIMAS, Luiz Antonio. Dos arredores da Praça XI aos terreiros de Osvaldo Cruz: uma cidade de pequenas Áfricas. Revista do Programa Avançado de Cultura contemporânea, 2016.

SOARES, Francisca Vergínio. A política de segurança pública dos governos Brizola e Moreira Franco – à margem da Nova Violência . RJ: Papel Virtual Editora, 2002.

TROTTA, Felipe. O samba e suas fronteiras: “pagode romântico” e “samba de raiz”nos anos de 1990. Rio de Janeiro : UFRJ, 2011.

VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2013. 204 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com
logo Diadorim