ESTUDOS AMBIENTAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO VEADO, NO MUNICÍPIO DE CORNÉLIO PROCÓPIO – PR: APLICAÇÃO DA EUPS

Autores

  • Ricardo Aparecido Campos Curso de Geografia Centro de Ciências Humanas e da Educação Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Nilza Aparecida Freres Stipp Colegiado de Geociências Centro de Ciências Exatas Universidade Estadual de Londrina
  • João Henrique Caviglione Instituto Agronômico do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24448

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, EUPS, Uso do Solo, hipsometria, declividade

Resumo

Este trabalho abordou os estudos ambientais na área da Bacia Hidrográfica do Córrego do Veado no município de Cornélio Procópio no estado do Paraná. A metodologia utilizada evidenciou que a aplicação da EUPS como subsídio ao planejamento do uso do solo agrícola é de extremo valor. Vários mapas temáticos foram elaborados com a finalidade de descrição e reconhecimento da área de estudo. Apresentar-se-á uma síntese dos resultados a partir de reflexões após a análise ambiental da área, gerando-se vários mapeamentos referentes à erosão potencial do solo, simulação de erosão do uso atual, além de muitos outros mapas temáticos, importantes à análise ambiental da área de estudo. foram realizados vários trabalhos de campo para obter fotos e dados que subsidiarão e reforçarão as análises, resultados e considerações sobre esses estudos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Aparecido Campos, Curso de Geografia Centro de Ciências Humanas e da Educação Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia: Território e Ambiente da Universidade Estadual de Londrina. Professor Assistente do Curso de Geografia do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: rcampos@uenp.edu.br.

Nilza Aparecida Freres Stipp, Colegiado de Geociências Centro de Ciências Exatas Universidade Estadual de Londrina

Professora Sênior do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia: Território e Ambiente da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: nfreres@sercomtel.com.br

João Henrique Caviglione, Instituto Agronômico do Paraná

Pesquisador do IAPAR. Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: caviglione@iapar.br

Referências

BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. 4ª ed. São Paulo: Ícone, 1999.

CAMPOS, R. A. Estudos ambientais no espaço geográfico da Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Marrecas – Londrina – Pr. Dissertação (Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Estadual de Londrina, PR, 2006.

CAMPOS, R. A.; STIPP, N. A. F.; STIPP, M. E. F. Estudos sobre o potencial erosivo na área de uma bacia hidrográfica no município de Londrina – PR. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada: A Geografia Física Aplicada e as dinâmicas de apropriação da natureza. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa – MG, (Digital), 2009.

CHAGAS, C. S. Zoneamento Agroecológico do município de Dois Irmãos do Buriti – MS. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2011.

DEMARCHI, J. C. Geotecnologias Aplicadas à Estimativa de Perdas de Solo por Erosão Hídrica na Sub-Bacia do Ribeirão das Perobas, Município de Santa Cruz do Rio Pardo – SP. Dissertação (Mestre em Agronomia - Energia na Agricultura). Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP – Campus de Botucatu, Botucatu – SP, 2012.

OLIVEIRA, A. M. M. de. Aplicação de geotecnologias e do modelo EUPS como subsídio ao planejamento do uso da terra: estudo de caso no alto curso da microbacia hidrográfica do Ribeirão Cachoeirinha, Iracemápolis, SP. 114p. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, Universidade Estadual Paulista de Rio Claro. E. S. Paulo, 2004.

RENARD, K. G., et al. (coord.). Predicting Soil Erosion by Water: A Guide to Conservation Planning with the Revised Soil Loss Equation (RUSLE). U. S. Dept. of Agriculture: Agric. Handbook n. 703, 1997.

ROSA, R. O uso de sistemas de informação geográfica para estimativa de perdas de solo por erosão laminar. Anais do VI simpósio Nacional de Geografia Física e Aplicada, Vol. II, Goiânia, 1995. p. 266-271.

TOMAZONI, J. C. et al. A sistematização dos fatores da EUPS em SIG para quantificação da erosão laminar na Bacia do Rio Anta Gorda (PR). Estudos Geográficos, Rio Claro, v. 3, n. 1, p. 1-21, jan./jun. 2005.

WALTRICK, P. C. Erosividade de chuvas no Paraná: atualização, influência do “El niño” e “La niña” e estimativa para cenários climáticos futuros. Dissertação (Mestre em Ciência do Solo - Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo, Área de Concentração em Pedologia e Manejo do Solo, Linha de Pesquisa Física, Manejo e Qualidade do Solo e da Água) Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, 2010.

WISCHIMEIER, W. H.; SMITH, D. D. Predicting Rainfall-Erosion Losses from Cropland East of the Rocky Mountains: Guide for selection of Practices for Soil and Water Conservation. U. S. Dept. of Agriculture: Agric. Handbook n. 282, 1965.

WISCHMEIER, W. H.; SMITH, D. D. Predicting rainfall erosion losses a guide to conservation planning. Agriculture Handbook, n. 537, U.S. Departament of Agriculture, Washington, 1978.

Downloads

Publicado

10-10-2016

Como Citar

Campos, R. A., Stipp, N. A. F., & Caviglione, J. H. (2016). ESTUDOS AMBIENTAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO VEADO, NO MUNICÍPIO DE CORNÉLIO PROCÓPIO – PR: APLICAÇÃO DA EUPS. Geographia Opportuno Tempore, 2(2), 81–99. https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24448

Edição

Seção

Artigos