ESTUDOS AMBIENTAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO VEADO, NO MUNICÍPIO DE CORNÉLIO PROCÓPIO – PR: APLICAÇÃO DA EUPS

Ricardo Aparecido Campos, Nilza Aparecida Freres Stipp, João Henrique Caviglione

Resumo


Este trabalho abordou os estudos ambientais na área da Bacia Hidrográfica do Córrego do Veado no município de Cornélio Procópio no estado do Paraná. A metodologia utilizada evidenciou que a aplicação da EUPS como subsídio ao planejamento do uso do solo agrícola é de extremo valor. Vários mapas temáticos foram elaborados com a finalidade de descrição e reconhecimento da área de estudo. Apresentar-se-á uma síntese dos resultados a partir de reflexões após a análise ambiental da área, gerando-se vários mapeamentos referentes à erosão potencial do solo, simulação de erosão do uso atual, além de muitos outros mapas temáticos, importantes à análise ambiental da área de estudo. foram realizados vários trabalhos de campo para obter fotos e dados que subsidiarão e reforçarão as análises, resultados e considerações sobre esses estudos.

Palavras-chave


Bacia hidrográfica, EUPS, Uso do Solo, hipsometria, declividade

Texto completo:

PDF

Referências


BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. 4ª ed. São Paulo: Ícone, 1999.

CAMPOS, R. A. Estudos ambientais no espaço geográfico da Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Marrecas – Londrina – Pr. Dissertação (Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Estadual de Londrina, PR, 2006.

CAMPOS, R. A.; STIPP, N. A. F.; STIPP, M. E. F. Estudos sobre o potencial erosivo na área de uma bacia hidrográfica no município de Londrina – PR. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada: A Geografia Física Aplicada e as dinâmicas de apropriação da natureza. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa – MG, (Digital), 2009.

CHAGAS, C. S. Zoneamento Agroecológico do município de Dois Irmãos do Buriti – MS. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2011.

DEMARCHI, J. C. Geotecnologias Aplicadas à Estimativa de Perdas de Solo por Erosão Hídrica na Sub-Bacia do Ribeirão das Perobas, Município de Santa Cruz do Rio Pardo – SP. Dissertação (Mestre em Agronomia - Energia na Agricultura). Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP – Campus de Botucatu, Botucatu – SP, 2012.

OLIVEIRA, A. M. M. de. Aplicação de geotecnologias e do modelo EUPS como subsídio ao planejamento do uso da terra: estudo de caso no alto curso da microbacia hidrográfica do Ribeirão Cachoeirinha, Iracemápolis, SP. 114p. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, Universidade Estadual Paulista de Rio Claro. E. S. Paulo, 2004.

RENARD, K. G., et al. (coord.). Predicting Soil Erosion by Water: A Guide to Conservation Planning with the Revised Soil Loss Equation (RUSLE). U. S. Dept. of Agriculture: Agric. Handbook n. 703, 1997.

ROSA, R. O uso de sistemas de informação geográfica para estimativa de perdas de solo por erosão laminar. Anais do VI simpósio Nacional de Geografia Física e Aplicada, Vol. II, Goiânia, 1995. p. 266-271.

TOMAZONI, J. C. et al. A sistematização dos fatores da EUPS em SIG para quantificação da erosão laminar na Bacia do Rio Anta Gorda (PR). Estudos Geográficos, Rio Claro, v. 3, n. 1, p. 1-21, jan./jun. 2005.

WALTRICK, P. C. Erosividade de chuvas no Paraná: atualização, influência do “El niño” e “La niña” e estimativa para cenários climáticos futuros. Dissertação (Mestre em Ciência do Solo - Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo, Área de Concentração em Pedologia e Manejo do Solo, Linha de Pesquisa Física, Manejo e Qualidade do Solo e da Água) Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, 2010.

WISCHIMEIER, W. H.; SMITH, D. D. Predicting Rainfall-Erosion Losses from Cropland East of the Rocky Mountains: Guide for selection of Practices for Soil and Water Conservation. U. S. Dept. of Agriculture: Agric. Handbook n. 282, 1965.

WISCHMEIER, W. H.; SMITH, D. D. Predicting rainfall erosion losses a guide to conservation planning. Agriculture Handbook, n. 537, U.S. Departament of Agriculture, Washington, 1978.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com