REFLEXÕES E AÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NO CENÁRIO DAS AFRICANIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leticia Maria Bozelli Universidade Estadual do Norte do Paraná.
  • Patrícia Cristina Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná.
  • Carla Holanda da Silva Universidade Estadual Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24445

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Africanidades, Relatos de experiência.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir reflexões e ações acerca das africanidades no Ensino de Geografia, a partir de experiências e resultados do projeto de pesquisa intitulado “Reflexões e ações acerca da formação docente em Geografia no cenário das africanidades”, realizado no Laboratório de Africanidades: Ensino de Geografia, Território e Cultura, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Tal projeto encontra-se subdivido em duas pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas por bolsistas da Fundação Araucária no período de 2014 e 2015. Neste sentido, pretende-se expor as  metodologias dessas pesquisas e os resultados,  a fim de fomentar um debate fundamental a Geografia e seu ensino.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leticia Maria Bozelli, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Licenciada pelo Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 

Patrícia Cristina Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Discente do Curso de Licenciatura da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bolsista de Iniciação Cientifica da Fundação Araucária. Email:  paatriciacdasilva@gmail.com

Carla Holanda da Silva, Universidade Estadual Norte do Paraná

Doutora em Geografia pelo programa da Universidade Federal do Paraná. Adquiriu o título de Mestre em Geografia também pela Universidade Federal do Paraná, na linha de Território, Representação e Cultura. Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou até abril de 2009 como professora concursada da rede pública de ensino do Paraná. Também atuou em instituições privadas de ensino, como Colégio Marista Paranaense e na Universidade Pontifícia do Paraná - PUC-PR, Curitiba- Pr, ambos como professora. Atualmente, é professora adjunta do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus Cornélio Procópio. Está, atualmente, no cargo de Coordenadora do Colegiado de Geografia. Possui experiência na área de Geografia Humana, Geografia Cultural e Ensino de Geografia.

Referências

ARAÚJO, Jurandir Almeida de Almeida. Educação, Desigualdade e Diversidade: grupos menos favorecidos frente ao sistema escolar brasiLeiro. Revista ABPN, v. 4, n. 8. p. 114-125. Out/2012.

BOZELLI, Letícia Maria, A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA EM GEOGRAFIA PARA AS AFRICANIDADES: a partir da realidade de Uraí/PR e UENP. Monografia (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2016.

GOMES, Nilma Lino. Educação, Raça e Gênero: Relações imersas na alteridade. In: XX Reunião BrasiLeira de Antropologia e I Conferência: Relações Étnicas e Raciais na América Latina e Caribe, 14 a 18 de abril de 1996. Campinas: Cadernos pagu, 1996. p. 67 - 82.

MARÇAL, Maria Antônia. Mulher negra: possibilidades de trabalho em sala de aula. Revista África e Africanidades, Rio de Janeiro, v. 2, n. 8, sem p., fev. 2010.

PARANÁ, Secretaria Estadual da Educação. Equipes Multidisciplinares. Disponível: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=560. Acesso em: 26 Ago. 2015.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETEN. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, R. E. A Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação. Revista Tamoios, vol.7 nº 1, 2011. p. 4-23

SANTOS, Renato Emerson dos. O ensino de Geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639. In: SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: O negro na Geografia do Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, Cap. 1. p. 21-42.

QUIJANO, Anibal. O que é essa tal de raça? In: SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: O negro na Geografia do Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, Cap. 2. p. 43-52.

VILELA, Elaine Meire; COLLARES, Ana Cristina Murta; NORONHA, Claudia Lima Ayer de. Migrações e trabalho no Brasil: Fatores étnico-nacionais e raciais. Revista BrasiLeira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 30, n. 87, p.19-43, fev. 2015.

Downloads

Publicado

10-10-2016

Como Citar

Bozelli, L. M., Silva, P. C., & Silva, C. H. da. (2016). REFLEXÕES E AÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NO CENÁRIO DAS AFRICANIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Geographia Opportuno Tempore, 2(2), 29–41. https://doi.org/10.5433/got.2016.v2.24445

Edição

Seção

Artigos