A LEITURA FUNCIONAL DOS PORTOS NA PERSPECTIVA DAS CONTRIBUIÇÕES DE MILTON SANTOS

João Mendes Rocha, Edna Maria Furtado, Fernanda Delgado Cravidão

Resumo


Na contemporaneidade alguns espaços adquirem um caráter funcional e desempenham papel importante na arquitetura da globalização. Dentre eles podemos destacar os portos, que se constituem em elos, entre distintos pontos do globo terrestre e extensas hinterlândias, dependendo de sua conectividade. Essa importância se amplia à medida que tais espaços incorporam mais e mais uma racionalidade pautada pelo meio técnico científico, que lhes confere um aspecto diferente do que foram os portos no passado, bem como sinaliza para um ambiente permeado de lógicas hegemônicas e que procura responder a elas de forma satisfatória. Assim, os novos arranjos expressam a trajetória do capitalismo e sua relação com a técnica, seja no aspecto visível ou nas normas e relações que se estabelecem nesses espaços.


Palavras-chave


Portos; meio técnico cientifico; Portos portugueses; globalização; conectividade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTAQ. Relatório de Indicadores. Brasília, 2006.

BLOT, M. L. P. H. P. Os portos na oriegem dos centros urbanos: contributo para a arquelogia das cidades marítimas e flúvio-marítimas em Portugal. Lisboa, Instituto Português de Arquelogia, 2003.

CASTILLO, R.(2001). Unicidade técnica planetária, informação e espaço geográfico. Ensaios de Geografia Contemporânea. A. F. A. Carlos (Org.). São Paulo, EDUSP, 2001. p. 265-274.

FIGHERA, D. Globalização e seletividade espacial. Ensaios de Geografia Contemporânea. A. F. A. Carlos (Org.). São Paulo, EDUSP, 2001. p. 265-274.

Harvey, D. A condição pós moderna. São Paulo, Loyola, 1990.

Revista Containerisation International – 2013. In: WWW.containershiping.com

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo, EDUSP, 2012.

VELTZ,P. Logiques d’enterpreise et territories les nouvelles regles du jeu. Les nouveaux espaces de l’entreprise. M. Savy; P. Veltz (Orgs.). Paris, L’Aube, 1993.

XAVIER, M. A. M. (2001). As distâncias no meio técnico científico e as metáforas contemporâneas. Ensaios de Geografia Contemporânea. A. F. A. Carlos (Org.). São Paulo, EDUSP, 2001. p. 265-274.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Geographia Opportuno Tempore
UEL - Londrina
EISSN: 2358-1972
E-mail: revista.opportuno.tempore@gmail.com