Potencialidades e sugestões para o desenvolvimento do Turismo Rural no distrito de Warta - Londrina (PR)

Autores

  • Victória Sampaio Rodrigues Universidade Estadual de Londrina, UEL
  • William Renan Piva dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Golono de Deus Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20305

Palavras-chave:

Turismo rural, Desenvolvimento local, Warta

Resumo

O distrito de Warta localizado no município de Londrina (PR) possui uma rota gastronômica contando com estabelecimentos comerciais que atraem pessoas de todo município e áreas adjacentes, por oferecer diversas opções em culinária tradicional. Contudo, as vagas de emprego oferecidas pelo esse setor comercial não são suficientes para empregar a população, havendo necessidade da grande maioria das pessoas se deslocarem diariamente para a área urbana de Londrina. A carência de empregos na Warta decorre, sobretudo, da mecanização agrária, que causa decréscimo na mão de obra, bem como prejudica economicamente os pequenos proprietários rurais. Considerando há existência de uma atração de pessoas em decorrência da referida rota gastronômica, bem como a necessidade de uma alternativa de renda para a população, sobretudo para incentivar os pequenos proprietários rurais, é que no presente trabalho busca-se demonstrar como no Distrito de Warta há potencialidades para o desenvolvimento do turismo rural e como este pode trazer benefícios para o desenvolvimento local do Distrito. Tendo em vista as Diretrizes para as atividades turísticas de maneira geral, busca-se traçar objetivos e ações que fundamentem a efetivação do turismo rural na área de estudo. Para tanto realizou-se revisão bibliográfica acerca dos preceitos do Turismo Rural, bem como trabalhos de campo in loco.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Victória Sampaio Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina

William Renan Piva dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina

Angela Golono de Deus, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em geografia pela Universidade Estadual de Londrina

Referências

BRASIL, Ministério do Turismo. Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural. Brasília: Ministério do Turismo, 2003.

______, Ministério do Turismo. Turismo Rural: orientações básicas. 2 ed. Brasília, 2010.

CALVENTE, M. C. M. H. Turismo rural e modernização: sua forma e função. Geografia, Londrina, v. 9, n. 1, p. 25-39. jan./jun. 2000.

MANAIA, M. S. R. Transformações agrária no Norte do Paraná: O caso do Distrito de Warta. In: ENCUENTRO E GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 7, 2009, Montevideo. Anais...Montevidéu, 2009. p. 45-56.

LIMA, J. L.; MONASTIRSKY, L. B.; CUNHA, L. A. G.; ALBUQUERQUE, E. S. Distritos do interior do Paraná: análise das variáveis socioeconômicas dos distritos dos Campos Gerais. In: SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2, 2009, Marechal Candido Rondon. Anais... Marechal Candido Rondon, 2009. P. 25-38.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Como Citar

Rodrigues, V. S., Santos, W. R. P. dos, & Golono de Deus, A. (2014). Potencialidades e sugestões para o desenvolvimento do Turismo Rural no distrito de Warta - Londrina (PR). Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 430–440. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20305

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)