Territórios transfronteiriços: o patrimônio cultural no caminho inaciano na Espanha e a Rota Iguassu-Misiones no Brasil, Paraguai e Argentina

Autores

  • Mauro José Ferreira Cury Universidade Estadual do Centro Oeste/Campus Foz do Iguaçu
  • Jordi Tresserras Juan Universitat de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20304

Palavras-chave:

Patrimônio, Geografia, Desenvolvimento Territorial

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar o turismo cultural na vertente religiosa de forma relacionada à complexidade e a transdisciplinaridade da geografia que se intersecciona com os Jesuítas; ou seja, o Caminho de Inaciano na Espanha onde é o início da Companhia de Jesus e a Rota Iguassu-Misiones entre o Brasil, Paraguai e Argentina onde ocorre a decadência das Missões na América do Sul. A partir deste objetivo, este está estruturado em além da introdução, serão apresentados uma reflexão sobre os conceitos que permeiam este artigo os patrimônios materiais e imateriais destes territórios envolvidos para o desenvolvimento territorial e transfronteiriço. A seguir uma análise comparativa entre estas duas rotas.  A metodologia é, complexa, multidisciplinar em territórios distintos que possuem similaridades, singularidades, pelos caminhos e rotas em que o turismo cultural se faz com objetivos de desenvolvimento com as mais distintas redes que podem constituir em cluster de turismo em territórios transfronteiriços.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauro José Ferreira Cury, Universidade Estadual do Centro Oeste/Campus Foz do Iguaçu

Geógrafo. Professor Adjunto da UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu, Brasil. Doutor e Pós Doutor em Geografia pela UFPR. Pesquisador Pós Doutoral pela Universitat de Barcelona no LABPTC. Bolsista CAPES - Foundation, Ministry of Education of Brazil, Brasilia-DF

Jordi Tresserras Juan, Universitat de Barcelona

Professor Associado da Universitat de Barcelona. Diretor do LABPATC. Presidente da IBERTUR. Vice-Presidente Comité Científico Internacional na empresa Ruta Del Esclavo - UNESCO e é assessor do Departamento de Turismo Generalitat da Catalunha. Consultor de internacionalização para os projetos de turismo cultural.

Referências

BIESEK, Ana Solange. Territorialidade indígena: patrimônio histórico cultural das reduções jesuítico-guaranis e sua importância turística. In. CURY, Mauro José Ferreira. e SCHALLENBERGER, Erneldo. A cultura missioneira no universo transfronteiriço. Cascavel. Edunioeste. 2013.

CAMINO IGNACIANO. (2013). Camino Ignaciano [http://caminoInaciano.org]. (Site acessado em: 13 de junho de 2014.

CURY, Mauro José Ferreira. Visitação em áreas naturais protegidas: um estudo comparado dos Parques Nacionais Del Iguazú e do Iguaçu. 2003. 207 f, Dissertação Mestrado em Ciências da Comunicação, Área de concentração em Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2003.

DA SILVEIRA, Emerson. J. Sena. Turismo Religioso e Popular: Entre a ambigüidade conceitual e as oportunidades de mercado. Revista de Antropología Experimental, número 4, p.1-16. 2004.

GARAY, Luis Tomajón. y CÀNOVES, Gemma. Un análisis del desarrollo turístico en Cataluña atráves de ciclo de evolución del destino turístico. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, nº 52, pp. 43-58. 2010.

GUIX, Mireia. e IRIBERRI, Josep Lluís. Sj. Plan Director de Camino Ignaciano 2014 – 2022. Barcelona. TSI. 2013.

INSTITUTO IGUASSU MISIONES. Relatório de Planejamento – Roteiro Iguassu - Misiones. Santo Ângelo. SEBRAE. 2007.

KERN, Arno Alvarez. Utopias e Missões Jesuíticas. Porto Alegre. UFRGS. 1994.

LANQUAR, Robert. La nueva dinámica del turismo religioso y espiritual. Resumen del informe general de la OMT sobre Turismo y Religiones: una contribución al diálogo de las religiones, culturas y civilizaciones, Córdoba. OMT, págs. 1-9. 2007.

NUESTRA HORA. La Compañía de Jesús promoverá el Camino Inaciano para “ofrecer una experiencia de peregrinación a personas del siglo XXI. Site acesso em [http://www.nuestrahora.es/2012/03/20/] (site acessado em 24 de janeiro de 2014).

OSTROWSKI, Maciej. (2002) Peregrinación o turismo religioso: en Ponencia III Congreso Europeo de Santuarios y Peregrinaciones. Monasterio de Montserrat. Aceso em 14 de junho de 2014. Disponible en: http://www.mercaba.org/FICHAS/Evangelizacion/peregrinacion_o_turismo_religios. htm

PIJUAN, Joan Segarra. Manresa y San Ignacio de Loyola. Ayuntamiento de Manresa. Manresa. 1991.

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1979.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Patrimônio Mundial do Brasil. 2. ed. Brasília. Caixa Econômica Federal. 2000.

VUKONIC, Bóris. Tourism and Religion. Oxford. Pergamon. 1996.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Como Citar

Cury, M. J. F., & Juan, J. T. (2014). Territórios transfronteiriços: o patrimônio cultural no caminho inaciano na Espanha e a Rota Iguassu-Misiones no Brasil, Paraguai e Argentina. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 414–429. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20304

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)