Projeto de implantação de núcleos de estudos em agroecologia e produção orgânica em Irati-PR: experiências vivenciadas pelo projeto

Autores

  • Juliana Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste/Campus Irati
  • Thaís de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste/Campus Irati
  • Ana Cláudia Radis Instituto Federal do Paraná
  • Edmarilson Rodrigues Universidade Estadual do Centro-Oeste/Campus Irati
  • Anderson Antonio Ruvinski Universidade Estadual do Centro-Oeste/Campus Irati

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20293

Palavras-chave:

Agroecologia, Práticas de manejo, Comunidades rurais.

Resumo

Como fator fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia como base para os sistemas alternativos de produção agrícola, é necessária a intervenção de agente/ pessoas que proporcionem uma linguagem compatível com o meio em que encontram-se os agricultores. Nesse sentido, buscamos com o trabalho fortalecer as práticas já utilizadas pelos agricultores e disseminar outras práticas agroecológicas, por meio da criação de um Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica no município de Irati – PR. O objetivo deste projeto é levar o conhecimento gerado pela agroecologia até os agricultores de forma a possibilitar a compreensão pelos mesmos, e ao mesmo tempo aprender com eles, ocasionando a troca de saberes. Sendo assim, para  cada um dos agricultores dos grupos existentes em Irati – PR pode-se desenvolver em seus agro ecossistemas, fortalecendo desta forma, a permanência dos agricultores no campo, e as práticas já desenvolvidas pelos agricultores, para que sua produção seja cada vez melhor e suas necessidades sejam atendidas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Campus Irati

Técnica. Acadêmica de Licenciatura em Geografia

Thaís de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Campus Irati

Técnica. Acadêmica de Licenciatura em Geografia

Ana Cláudia Radis, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Zootecnia

Edmarilson Rodrigues, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Campus Irati

Técnico. Acadêmico de Licenciatura em Geografia

Anderson Antonio Ruvinski, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Campus Irati

Mestrando em Desenvolvimento Comunitário

Referências

FEIDEN, Alberto. Agroecologia: introdução e conceitos: Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília: Distrito Federal. Embrapa, Informação Tecnológica, 2005. p. 51-60.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 4ª edição, Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Como Citar

Martins, J., Oliveira, T. de, Radis, A. C., Rodrigues, E., & Ruvinski, A. A. (2014). Projeto de implantação de núcleos de estudos em agroecologia e produção orgânica em Irati-PR: experiências vivenciadas pelo projeto. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 241–251. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20293

Edição

Seção

Artigos